“Viagem”. Este é o tema da quarta edição do IndieJúnior Allianz, o Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que decorre de 28 de janeiro e 2 de fevereiro. Ao todo são mais de 50 filmes que prometem levar o público, escolas e famílias, para uma viagem além da imaginação, pelo espaço sideral, por países exóticos ou pela vida animal…
O programa, que se espalha por quatro espaços da cidade – Teatro Municipal Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes e Reitoria da Universidade do Porto –, apresenta inúmeras propostas, que passam por uma retropetiva sobre o trabalho de Norman McClaren, pelo regresso das sessões de Cinema de Colo e por sessões especiais no Carro Elétrico. Vão decorrer também oficinas, palestras e debates sobre temas como o ambiente, o cuidado com os animais e a sexualidade.
A competição internacional de longas metragens foi reforçada com a apresentação de três filmes, com novas propostas visuais: ‘A Extraordinária Viagem de Marona’, ‘Jacob, Mimmi e os Cães Falantes’ e ‘Uma Colónia’. Vão ser também recuperados para o grande ecrã os clássicos ‘A Quimera do Ouro’, ‘E.T. - O Extraterrestre’ e ‘O Clube dos Poetas Mortos’, na secção O Meu Primeiro Filme. Destaque ainda para ‘O Barco’, filme que vai encerrar o festival e que vai ser musicado ao vivo por alunos da Associação Porta-Jazz.
O IndieJúnior Allianz manteve nesta edição as sessões de cinema programadas por alunos de escolas do Porto, integradas no ciclo Eu Programo um Festival de Cinema. Também em parceria com as escolas, foi organizada a exposição ‘Ecos de Viagem’, que reúne trabalhos plásticos de alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo da OSMOPE, inspirados no programa de curtas metragens Ser Pequenino + 3 anos. De registar as mais de cinco mil inscrições feitas pelas escolas para assistir ao festival de cinema.
O IndieJúnior Allianz conta ainda com atividades paralelas. Nesta edição, há oficinas de culinária com chocolate, de construção de brinquedos, de animação e desenho. Há também um debate na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, no dia 30 de janeiro, às 18h30, dedicado ao tema ‘O desafio de falar sobre sexo com os mais novos’, que vai contar com a participação de Ana Rocha, Pedro Fernandes, Filipa Bizarro e Graça Lacerda (moderadora); um debate a partir do documentário ‘Preliminares’, de Anne van Campenhout.
Mais informações em www.indiejunior.com.
|