04. Educar para uma cidadania democrática No tema de fundo desta edição, a educação e os (novos) desafios da cidadania, cruzam-se preocupações ligadas à inteligência artificial, à emergência climática, ao impacto das redes sociais, ao ascenso da extrema direita, à descrença na política e nas instituições democráticas, ao individualismo, à falta de empatia… | Manuela Mendonça
06. Em defesa da educação para a cidadania ou porque não se pode fazer educação sem fazer (educação) política Temos assistido, desde há décadas, aos avanços e recuos das políticas educativas no campo daquilo que hoje se designa por educação para a cidadania. | Isabel Menezes
08. Redes sociais: Trilhos e cadilhos da cidadania juvenil? A presença das redes sociais na vida das e dos jovens é hoje ubíqua, moldando os modos como dão sentido ao mundo e atuam sobre ele. O impacto destas plataformas tem atravessado o debate público, privado e político. | Carla Malafaia
10. Los mejores para el mundo La tarea de la escuela no es formar súbditos ni clientes, sino formar ciudadanos y ciudadanas para una sociedad democrática. La escuela tiene que formar no a los mejores del mundo sino a los mejores para el mundo. | Miguel Santos Guerra
12. Por una ecociudanía educada Las heridas que causamos al planeta Tierra son cada vez más profundas y, en muchas de sus circunstancias, pareciera que irreparables. | José António Caride
14. Entrevista: José Gil O mundo está em mudança e hoje apresentam-se vários desafios à cidadania. Há uma profunda divisão na sociedade e o encontro de consensos em temas essenciais tem sido dificultado pela oposição de ideologias, valores e opiniões cada vez mais radicais, que levam a mais intolerância e à rejeição de quem pensa de forma diferente. | Maria João Leite (texto) e Henrique Borges (fotografia)
18.Inteligência Artificial: preocupações no actual contexto Em 1956, John McCarthy juntou uma dezena de académicos parareflectirem sobre a possibilidade de construção de uma máquinainteligente e especulativamente estudar as suas características epropriedades. Nascia então o termo de “Inteligência Artificial” (IA). | Rogério Reis
20.A aprendizagem da liberdade, autonomia, resistência eempatia […] Decidi falar sobre o professor e pedagogo neerlandês GertBiesta, pela forma curiosa e pertinente como explora algunsconceitos, em particular o de “resistência”. | Rui Duarte
22.Contra ventos e tempestades societais — semear educaçãopara colher cidadania (trans)formadora Face às galopantes transformações societais temos, hoje, um mundocada vez mais interconectado que se confronta com a desigualdadede acesso à educação de qualidade […]. | Maria Lopes Azevedo
24.Repensando a Educação no Século XXI: Da SociedadeTeledirigida à Convivência Solidária A sociedade atual caracteriza-se pela aceleração das tecnologias digitais e pela omnipresença dos meios de comunicação, levando Sartori(2012) a designar este fenómeno como “sociedade teledirigida”. | Cristiana Pizarro Madureira
26.Escola e descrição iconográfica Comecemos por uma indagação importante: em um mundo onde aimagem se tornou onipresente no campo visual imediato das crianças, a escola estaria demorando a aprender a descrição iconográfica? | José S. Miguel Lopes
28.Diretores escolares: nem um módico de democracia? O ambiente de crítica ao processo de eleição de reitores e presidentes das instituições de educação superior (IES), eleitos no interior deconselhos gerais, é intenso, objeto de estudos e propostas de alteração […]. | Licínio C. Lima
30.Porto, cidade educadora Foi em 1990 que o Município do Porto assinou a Carta das CidadesEducadoras, integrando a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) desde 1997. | Manuel Matos
32.Marcha das escolas — Um laboratório de cidadania e depensamento crítico Liberdade, educação, justiça social, saúde, arte… Foram vários os temas que os alunos das escolas do município de Setúbal debateram e apresentaram em manifesto, no final da Marcha das Escolas, em vésperas do 25 de Abril. | Maria João Leite (texto) e AE Sebastião da Gama (fotografia)
38.Sindicalismo docente, memória e emancipação Ao contrário do que se possa pensar, a história do sindicalismo docente em Portugal não começa com a revolução democrática de Abrilde 1974. | Almerindo J. Afonso
40.Nos bastidores dos GEPDESP Por detrás da criação, organização e implementação dos GEPDES,entre 1969 e 1974, há toda uma história pouco conhecida que, coma colocação da lápide comemorativa, na Escola Básica Francisco deArruda, veio à memória. | Maria Manuel Calvet Ricardo
42.Entrevista: Agostinho Reis Monteiro O livro GEPDESP 1970-1974 — Origens do Associativismo DocentePós-revolução de Abril. Memórias conta a história dos Grupos deEstudo do Pessoal Docente do Ensino Secundário e Preparatório(GEPDESP). | Maria João Leite (texto) e Henrique Borges (fotografia)
48.A cultura portuense em festa 50.Coliseu do Porto 55.Casa da Música
60.A caminho da Lusitânia A 23 de outubro, vai ser lançado mais um álbum dos irredutíveisgauleses, que, desta vez, vão caminhar sobre a calçada portuguesa. | Maria João Leite
62.Ana Lua Caiano — Tudo acaba por aparecer nas canções Ana Lua Caiano dá uma nova cor à música portuguesa. Aos sonstradicionais, junta-lhe uns pós mais arrojados, ritmos eletrónicos eainda sons do quotidiano. | Maria João Leite
64.Portefólio — Pedro MKK
74. No princípio era a educação (I) A questão não é nova. Ela atravessa as conceções educativas da tradição ocidental. Trata-se de saber o que deve a natureza humana à educação ou à sua falta. | António Joaquim Abreu da Silva
76. A juventude das utopias A reforma, tal como a interpretamos, é comparável a um remendo frágil numa represa prestes a inundar as consciências e a cobrir o espaço da coabitação humana | Luís Vendeirinho
78. Gramática do professor-investigador — reptos éticos Ser professor na contemporaneidade pressupõe a assunção de novos papéis e responsabilidades que emergem repentinamente e sem que seja possível antever e/ou organizar respostas. | Evangelina Bonifácio
80. O Acolhimento Familiar como expressão de uma nova cultura cidadã No passado mês de março, foram introduzidas importantes alterações no sistema jurídico de proteção de crianças e jovens em perigo. | Paulo Delgado
82. A Educação Inclusiva como ideologia O termo ideologia refere-se a um conjunto de ideias, valores, crenças ou princípios que formam uma visão de mundo. | David Rodrigues
84. A perigosa química do cérebro e o fracasso da Educação após Auschwitz Uma perspectiva expressa antes da Segunda Guerra Mundial e outra manifestada após o seu fim são dignas de serem lembradas nestes “estranhos tempos” em que estamos a viver […]. | Ivonaldo Leite
86. O futuro da educação na Europa A Comissão Europeia (CE) divulgou, no passado dia 5 de março, um Plano de Ação para as Competências Básicas (Action Plan on Basic Skills) […]. | Jaime Carvalho e Silva
88. Tempos turbulentos na internacionalização do ensino superior O mito dominante sobre a mobilidade académica — o do académico errante medieval — foi substituído por um novo: o do académico e estudante cosmopolitas modernos […]. | Susan L. Robertson
90. Novos sofrimentos psíquicos? Anotações em torno de um episódio imaginado Uma jovem e um rapaz combinam uma ida ao cinema. Inicialmente também iam outros colegas da faculdade. No próprio dia, porém, toda a gente mudou de ideia e disse que afinal não ia. | Rui Tinoco
92. ‘Praticarpensar’ as cidades é criar processos de cidadania Pensar em uma educação cidadã, que contribua para a criação de uma sociedade mais democrática e justa, exige compreender que vivemos em uma sociedade de múltiplos ‘praticantespensantes’ e necessidades diferenciadas. | Maristela Petry Cerdeira e Izadora Agueda Ovelha
94. Educação Pluridimensional e Cidadania: O Poder da Verdade, Sempre A Educação escolar, e não escolar, é, cada vez mais, pluridimensional. Do Núcleo da Educação emanam e promanam várias finalidades que lhe são acometidas. | Emanuel Oliveira Medeiros
96. Manuel Sérgio Professor universitário, filósofo, escritor, ativista e ex-deputado da Assembleia da República, Manuel Sérgio foi colaborador de a Página da Educação, desde o tempo em que ainda era um jornal mensário até ao último número da revista publicado antes da sua morte. | Manuela Mendonça
Capa: Jorge Pimentel
Contracapa. Carlos Paredes
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