04. A Página da Educação – um projeto editorial único, vivo e dinâmico
Grata e honrada pela responsabilidade que me foi confiada nestes últimos quinze anos, agradeço a todas e a todos, mas de modo particular à Ana e ao António, meus companheiros de jornada. | Isabel Baptista
05. 33 anos de páginas escritas, alinhadas com Abril
Num momento de mudança de ciclo, prestamos um merecido reconhecimento às direções anteriores: ao Zé Paulo Serralheiro, impulsionador e diretor do projeto durante 18 anos; à Isabel Baptista e à Ana Brito Jorge, que dirigiram a revista nos últimos 15 anos, a quem me orgulho de suceder. | Manuela Mendonça
06. Ilustrações | Marta Nunes
08. Mulheres de Abril
Elas viveram o 25 de Abril de 1974. Em que etapa da vida a revolução dos cravos as encontrou e em que medida a liberdade alterou os respetivos percursos de vida, foi o que a Página quis saber.
10. Não culpemos Abril pelo peso dos 48 anos de ditadura que ainda persiste nas mentalidades em Portugal | Diana Andringa
12. Há [hoje] um processo de desconstrução democrática a progredir rapidamente | Helena Roseta
14. E há tanto caminho andado nestes 50 anos! | Emília Silvestre
16. O 25 de Abril encontrou-me sedenta de Liberdade | Maria José Ribeiro
18. O 25 de Abril e as bordadeiras de casa | Guida Vieira
20. É muito, muito importante ter consciência de que nada do que se conquista está completamente seguro | Luiza Cortesão
23. Livros que lembram Mulheres de Abril
Para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, foram lançados dois livros que falam das Mulheres de Abril: Elas estiveram nas prisões do fascismo (URAP) e 25 Mulheres, de Raquel Costa. | Maria João Leite
24. Reconhecer o papel das mulheres na luta da resistência em Portugal | José Pedro Soares
26. Uma ponte entre passado, presente e futuro | Raquel Costa
28. Entrevista: Manuel Jacinto Sarmento | É hora de olhar para os alunos, para os seus problemas e de os ouvir
Manuel Jacinto Sarmento aborda o tema filhos de Abril e defende que as crianças devem ser mais ouvidas e as suas opiniões tidas em conta. | Maria João Leite (texto) e Henrique Borges (fotografia)
38. Ilustrações | Marta Nunes
40. Vocábulos emergentes: trumpismos e escolasticídios
Numa época em que a (des)informação é extensiva a todos os campos da vida social, sinais de uma neobarbárie podem ser vistos e sentidos por todo o lado. | Almerindo Janela Afonso
42. Da utilidade do inútil à civilização do espectáculo
A utilidade do inútil é o título de um manifesto escrito por Nuccio Ordine, que dá conta de como a lógica utilitarista e o culto da propriedade acabam por definhar o espírito das pessoas. | Rui Duarte
44. Educar para otro desarrollo posible
Reimaginar juntos nuestros futuros. Un nuevo contrato social para la educación. A Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación, fue creada en 2019. | José Antonio Caride
46. Caminho(s) da profissão docente e futuro imprevisível
No discurso público, proliferam notícias da falta de professores em Portugal e procuram-se as mais variadas soluções para responder a esta emergência. | Evangelina Bonifácio
48. A Escola que Cuida e Acolhe: A Pedagogia Digna como fundamento da inclusão e da interculturalidade
Nos dias de hoje, a escola enfrenta novos desafios relacionados com os crescentes fluxos migratórios existentes na sociedade multicultural. | Cristiana Pizarro Madureira
50. Educação para Além da Escola, porque na educação mandam os que lá estão
Partindo do adágio popular para lá do Marão mandam os que lá estão, assumimos como analogia que para lá da escola há (terá de haver) muita educação. | Maria Lopes de Azevedo
52. Escola: entrar a perder, sair a ganhar
Um conhecido dirigente desportivo da cidade do Porto dizia que quando tomou posse como dirigente, a situação desportiva era de tal forma desfavorável que mal atravessava a ponte de D. Luís I já ia a perder por um a zero. | David Rodrigues
54. A importância do cinema para a educação
A importância do cinema em sala de aula é hoje inquestionável, pelo que seria necessário que o estudo deste fenômeno social, político, artístico, que é o cinema estivesse contido nos currículos escolares de forma disciplinar. | Miguel Lopes
56. La Raya / A Raia como centro de interés pedagógico
A ambos lados de la frontera histórica trazada para delimitar el territorio que pertenece a Portugal o a España se habla de la Raya/a Raia. Esta es una de las fronteras más antíguas y persistentes de Europa (Tratado de Alcañices, siglo XIII). | José María Hernández Díaz
58. Não sou fotógrafo. Faço fotografias
Para Bernard Edelman, a captação de uma imagem é a captação de um direito de personalidade, de uma expressão da singularidade, de um sujeito de direito. E a quem pertence a imagem de um rosto? | Henrique Borges
66. Ilustrações | Marta Nunes
70. Cinco lecciones de la dana
La terrible dana que ha asolado el país valenciano, y cuyas consecuencias durarán mucho tiempo, exige una reflexión serena y una respuesta exigente y solidaria. | Miguel Ángel Santos Guerra
72. A conspiração do silêncio e um mundo que não aprendeu a conviver
Boa parte das atrocidades cometidas, nas atuais guerras, decorrem da combinação entre o colapso dos sistemas de normas morais e da reversão do ideário racional-humanista do Iluminismo. | Ivonaldo Leite
74. O peso da herança: 50 anos do 25 de abril
Numa perspetiva sociológica do tempo, o 25 de abril é um referencial que é assumido pela sociedade portuguesa, influenciando e coordenando as interações de vários atores sociais. | Amélia Veiga
76. O 25 de Abril e a emergência do local na Educação
O local, enquanto instância conceptual propiciadora duma reflexão sobre as relações, tem vindo a ser objeto de preocupação tanto da parte da investigação pedagógica como do poder político. | Manuel Matos
78. ¿Hay proyecto educativo en la universidad?
¿Le importa a alguien esta pregunta? Sí, por supuesto, pero no somos mayoría, y para muchos de estos el asunto no es prioritario y tampoco concita mucho acuerdo. | Felipe Trillo
80. Educação, Valores e Complexidade: alguns tópicos
Para trabalhar em Educação é preciso ter muita Paciência e Saber, sempre, Recomeçar, pese embora a pressão dos resultados e os vários processos e tipos de avaliação. | Emanuel Oliveira Medeiros
82. Inteligência Artificial (AI) e o aparelho de pensar de Bion: alguns paralelismos
Entre as técnicas de processamento de linguagem natural (NLP), tive contacto com o Latent Dirichlet Allocation (LDA), especialmente através dos trabalhos de David Blei. | Rui Tinoco
84. Labirinto das memórias
Há memórias em cujo relato poucos acreditam, ao ponto de eu próprio delas duvidar perdidas na bruma do tempo. Não deixa de valer a pena fazê-lo. | Luís Vendeirinho
86. Uma reflexão sobre os Jogos Olímpicos
Assisti, pela televisão, ao encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris. Cumpro, como uma inevitável rotina, ler e escrever durante o dia e ver televisão até por volta da meia-noite. | Manuel Sérgio
89. Disto e daquilo
Artwork da capa: Susana Fernando
|