005. Profissionais do humano, criadores de futuro Editorial de Isabel Baptista
006. Olhar, pensar e libertar o futuro A cumprir 40 anos, a Fenprof promoveu uma conferência internacional com o propósito de assinalar a efeméride e, sobretudo, de refletir sobre o estado da educação em Portugal e além-fronteiras. Reportagem e entrevistas de Maria João Leite e Ana Alvim
008. ANTÓNIO NÓVOA “É preciso libertar o futuro dos professores. Dar-lhes condições que têm a ver com os salários, sim; que têm a ver com as condições de trabalho, sim; mas que têm a ver, também, com as condições para serem profissionais públicos, que têm uma ação pública, junto da sociedade, uma ação de participação nas políticas públicas”.
010. HALDIS HOLST “Espero e acredito que o ensino e a educação sejam, também no futuro, uma atividade relacional humana. Que não deixemos a inteligência artificial assumir o papel de educar as nossas crianças. Pode apoiar, mas não assumir. Espero que possamos recuperar o respeito e sermos capazes de aumentar esse respeito na sociedade.”
012.HOWARD STEVENSON “Obviamente que o salário importa, por isso, a remuneração precisa de ser mais competitiva. Em termos de trabalho, temos de resistir à tendência de querer cada vez mais evidências de desempenho por parte dos professores. Temos de voltar a pôr criatividade e alegria no trabalho. E ser capazes de oferecer condições que possam competir com ocupações fora do ensino.”
015. Luta e sindicalismo docente: que futuro? Sindicatos reiteram disponibilidade para o diálogo e para a negociação; não havendo correspondência do ME, a luta prosseguirá no início do próximo ano letivo. António Baldaia
018. PAULO SUCENA “O futuro do sindicalismo docente depende da qualidade do trabalho dos dirigentes sindicais, da consciência de classe dos docentes e investigadores e da luta cívica de todos os trabalhadores no sentido de aprofundarem sentimentos de solidariedade. O sindicalismo docente é primeiramente um sindicalismo de causas, mas a sua acção fica sujeita a um enfraquecimento se não for capaz de resolver os casos que afetam os seus associados.”
020. La escuela, epicentro del pensamento La especie humana, que ha sido capaz de descubrir la vacuna contra la covid-19 en un tiempo récord, alberga también negacionistas que piensan que a través de ella nos han incorporado un chip de control. Cómo pueden coexistir personas tan inteligentes y tan estúpidas? Miguel A. Santos Guerra
022. Aprender a ser Trascender el simple estar para llegar a ser nos sitúa ante horizontes pedagógicos, éticos y sociales insondables, como también lo son los devenires comunes de la Humanidad inacabada. José Antonio Caride
024. Juntos construímos um futuro melhor Torna-se imperativo inovar para mudar a escola. A intenção é sempre a melhoria do ensino e das aprendizagens, gerando contextos desafiadores e potenciadores do bem comum. Cristina Palmeirão
026. Dos hitos para la educación ibérica Una de las claves de la larga continuidad de ambos regímenes [Portugal y España] hemos de encontrarla en el sistema escolar diseñado y mantenido en función de los intereses políticos. José M. Hernández Díaz
028. Lei de Bases do Sistema Educativo Para percecionar a validade atual da LBSE, a PÁGINA propôs um conjunto de questões a dois colaboradores permanentes: David Rodrigues e Licínio Lima respondem nas páginas seguintes. António Baldaia
030. LICÍNIO LIMA "A Lei de Bases é também as suas receções e apropriações diferenciadas. A LBSE continua a ser seletivamente cumprida, apropriada diferenciadamente segundo cada força política. O que é próprio de qualquer política educativa em ação, condicionada por textos jurídicos e discursos normativos, porém nunca inteiramente por eles determinada. Simplesmente porque não há leis, normas e regras absolutamente à prova de atores sociais."
032. DAVID RODRIGUES "Não há Lei de Bases que compense o desânimo e a desconfiança. Somos quotidianamente incentivados a ver incompetência, corrupção, desleixo, cupidez e desinteresse no mundo que nos rodeia, levando os mais desprevenidos a desenvolverem uma visão catastrofista do mundo. Este ambiente é mortal para a Educação, uma área em que a confiança é fundamental para trabalhar com pessoas que estão na fase da vida em que os sonhos são os motores do futuro."
035. A formação face à multiplicidade das vias A pluralidade de matrizes teóricas que enformam a prática científica não traduz apenas uma postura teórica interna às práticas das diferentes comunidades científicas. Manuel Matos
036. (In)satisfação dos professores e aprendizagens dos alunos Os professores têm estado na rua para manifestar insatisfação face à progressiva degradação do seu estatuto profissional e das condições de trabalho. É o resultado de uma tensão há muito sentida. Carlos Cardoso
038. Professores são os melhores recursos da inclusão O bem-sucedido esforço que Portugal fez nestes 49 anos de Democracia permitiu atingir resultados muito positivos, mas a Educação tem ainda caminho para fazer. David Rodrigues
040. Educação em situações de emergência e respostas humanitárias As crises geradas por conflitos armados, fenómenos naturais ou deterioração sociopolítica e económica em todos os continentes têm levado a processos de migração forçada de milhões de pessoas. José Luís Gonçalves e Júlio G. Santos
042. Educadores sociais: profissão (in)visível? Talvez os diferentes implicados devam construir um grande vitral coletivo em torno da ética, da pedagogia social e de novas práticas e reflexões socioeducativas que maximizem o futuro da profissão. Evangelina Bonifácio
044. Educação & Proteção: a articulação das escolas com as CPCJ O desrespeito pelo direito à educação é uma das categorias de perigo mais comunicadas às CPCJ, logo a seguir à violência doméstica e à negligência. Paulo Delgado
046. Sucesso académico, avaliação dos estudantes e justiça social cognitiva Pensar avaliação dos estudantes com humanidade valoriza a cooperação como método de diálogo e promove a justiça e a igualdade nas perceções e julgamentos dos estudantes em relação ao sucesso académico. Amélia Veiga
048. La Universidad y sus deberes Las ideas que alientan estas líneas son: que es factible rebelarse contra el factum y que hay vida más allá de un claustro universitario ensimismado. Qué otra realidad es posible? Qué papel juega en ello o puede jugar la universidad? Felipe Trillo
050. Portefólio de Manuel Varzim
060. Sensibilidade do professor ao texto poético pode fazer a diferença Faz-se necessário refletir sobre como a poesia tem sido abordada em sala de aula, se tem contribuído para a elevação do indivíduo ou tem sido vítima das armadilhas pedagógicas tão comuns à prática escolar. José S. Miguel Lopes
062. A indignação, a paz e a atitude do meu avô “As possibilidades de transformação social não se decidem só, nem principalmente, com a indignação”, mas a indignação não deixa de fazer parte das lutas pela transformação social, pela justiça e pela paz. Almerindo Janela Afonso
064. Para além do tempo presente: luzes da memória Diria Pasolini que a luminescência apela à resistência. ”A luz é sempre igual a outra luz. Depois modificou-se: de luz tornou-se alvorada incerta (…) e a esperança teve uma nova luz”. Ivonaldo Leite
066. Novos cenários de comunicação intercultural Será que a escola continua a ser um espaço reprodutor, “uniforme, pronto a vestir, de tamanho único” ou aberto ao desenvolvimento de novas práticas e cenários que promovam o diálogo intercultural? Cristiana Bizarro Madureira
068. O papel dos livros na descolonização da educação Os resquícios da violência colonial permeiam as salas de aula, dificultando diálogos interculturais e mútuos aprendizados entre estudantes de Portugal e os que chegam do Brasil e de outras ex-colônias. Rovênia Amorim Borges
070. ChatGTP: para lá do alarmismo Sabemos hoje que não é o uso da máquina de calcular nem o recuso à Wikipédia que estão na origem dos problemas de cálculo mental e dos plágios dos alunos, mas o modo como se ensina-aprende. Ariana Cosme e Rui Trindade
072. IA: confronto milenar A relação entre a máquina e o humano é a de um sistema dotado de memória inesgotável e de capacidade de correlacionar dados com uma entidade dotada de personalidade. Luís Vendeirinho
074. Académicos relutantes, educação popular e movimentos sociais Na maioria das vezes, sinto que a minha vida podia ter sido melhor a fazer outras coisas. Mas, às vezes, posso olhar para trás e dizer que valeu a pena, que fez a diferença. Hoje tenho uma dessas histórias para partilhar. Mario Novelli
076. Burnout em profissionais de saúde e de educação em tempos pandémicos Confrontámo-nos com um número apreciável de profissionais em sofrimento. Mesmo durante o período pandémico, em contexto de telepsicologia, os pedidos de apoio foram significativos. Rui Tinoco
078. Bem-estar dos professores: conceitos e impactos Artigo de Lília Vicente e Fernando Alexandre clarifica conceitos de bem-estar subjetivo e bem-estar profissional e aborda o papel das lideranças escolares na promoção do bem-estar dos docentes. Maria João Leite
080. Ora diga lá… Lília Vicente “As lideranças escolares são de grande relevância para a promoção do bem-estar docente. Para este concorrem, entre outros fatores, uma mais clara e estreita comunicação e o apoio aos docentes através de técnicas de gestão do stresse.”
082. Satisfação com a vida diminui entre os adolescentes Realizado a cada quatro anos, estudo HBSC pretende analisar os estilos de vida dos adolescentes em variados contextos. Maria João Leite
084. Aquecimento global e alterações climáticas Nas regiões com clima de tipo mediterrânico, quando as épocas chuvosas falham, as primaveras e outonos raramente contribuem eficazmente para uma recuperação do padrão anual e interanual da precipitação. Manuel Costa Alves
086. Pedagogia em tempos de guerra(s) Fraturas sociais e situações humanitárias preocupantes esbarram na (in)diferença civilizacional, já que os conflitos, armados ou naturais, não são tratados com igual determinação. Maria Lopes de Azevedo
088. A prioridade da cultura “É muito difícil, senão impossível, explicar a um néscio a importância da cultura, pois ele não tem cultura para perceber a falta dela”. [Afonso Cruz] Rui Duarte
090. Descoberta, conhecimento e aprendizagem através da sétima arte O Batalha reabriu as portas à cidade do Porto, apresentando-se como um espaço renovado, “onde se pensa, onde se conversa, onde se estuda, onde se aprende, através do cinema”. Reportagem de Maria João Leite e Ana Alvim
093. Jim Jarmusch: melancólica independência Rosto do cinema independente americano, a primeira regra de JJ é não haver regras e a última é nada ser original. “Apropria-te de tudo o que te enche de inspiração ou estimula a tua imaginação”. Paulo Teixeira de Sousa
094. Todas as guerras são injustas, mas a paz é mais necessária hoje do que nunca Acabar com a guerra Rússia-Ucrânia, com ou sem o apoio dos Estados Unidos e da Europa, é um ano tarde de mais. Carlos J. L. Balsas
Artwork da capa: Adriano Rangel
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