Página  >  Agenda  >  Casa-Museu Abel Salazar com mostras no feminino

Casa-Museu Abel Salazar com mostras no feminino

A Casa-Museu Abel Salazar acolhe, até 2 de novembro, duas exposições: “Arcádia”, uma mostra de desenhos de Sophia Proença, e “Adelaide Estrada: Para além da Ciência”, uma mostra integrada no ciclo multidisciplinar ‘E Contudo, Elas Movem-se!’, que presta homenagem à vida e obra de Adelaide Estrada.

A exposição de Sophia Proença “resulta numa série de desenhos na sua maioria constituídos por pequenas figuras filiformes ligadas entre si por uma complexa rede de linhas entrelaçadas, cujo resultado é uma espécie de teia arborescente disseminada pelo espaço da folha”, refere o curador Carlos França, no texto de apresentação da mostra.

Por seu lado, a exposição dedicada a Adelaide Estrada faz parte do ciclo ‘E Contudo, Elas Movem-se’ da Reitoria da Universidade do Porto, que é organizado por Ana Luísa Amaral, Maria Clara Paulino e Marinela Freitas, e que celebra as mulheres na Ciência e nas Artes, com iniciativas que decorrem até 29 de outubro.

Formada em Medicina, Adelaide Estrada (1898-1979) deu aulas na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e integrou várias instituições científicas. Tem uma vasta bibliografia científica sobre Histologia, Citologia e Análises Clínicas, “sendo alguns textos e comunicações apresentados em colaboração estreita com Abel Salazar, de quem foi aluna e colaboradora científica no Instituto de Histologia da Faculdade de Medicina e no Centro de Estudos Microscópicos da Faculdade de Farmácia”, lê-se na apresentação da mostra.

As duas exposições vão ficar patentes até 2 de novembro e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13 horas e das 14h30 às 18 horas, e aos sábadas, das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo