São 30 as áreas temáticas da Viagem Medieval ao reinado de Afonso II, em Santa Maria da Feira. Mais a norte, em Vila do Conde, são cerca de duas centenas os artesãos que participam na Feira Nacional de Artesanato.
Santa Maria da Feira está de regresso ao passado, mais concretamente ao século XIII, com mais uma Viagem Medieval. “São dias de emoção, de festa, de criatividade, sendo este o maior evento de recriação histórica da Península Ibérica”, afirmou à PÁGINA a vereadora da Cultura de Santa Maria da Feira, Cristina Tenreiro. O período retratado é o reinado de D. Afonso II, um “reinado pequeno, muito conturbado”, mas que “foi importante para o país”, explica a vereadora. “Acima de tudo, Afonso II conseguiu manter o reino uno e indivisível. Para além do importante papel em termos administrativos, foi muito importante a consolidação do reino e a ampliação das fronteiras”.
São cerca de 30 as áreas temáticas desta Viagem, que passa pelo Castelo d’El Rey, pelo Acampamento Castrense, pela Feira Franca, pelo Lago dos Feitiços, pela Liça e pelo Povoado – nestes espaços é retratado o dia a dia da época e têm lugar momentos de animação e performances de várias vertentes artísticas, como o espetáculo “A Reconquista de Alcácer”, a peça de teatro “O Testamento” ou o espetáculo de encerramento.
[+ informações em www.viagemmedieval.com]
Em Vila do Conde, são cerca de duas centenas os artesãos que participam na 36ª Feira Nacional de Artesanato, que decorre nos jardins da Avenida Júlio Graça. Demonstrações nas mais diversas expressões do artesanato tradicional, gastronomia e animação são os ingredientes do evento.
Este ano, o país convidado é a Argentina, com oito artesãos que mostram vários produtos, entre os quais esculturas decorativas em ferro e metais preciosos, trabalhos em madeira e artigos lúdicos feitos em papel.
Além do artesanato, há jornadas gastronómicas, espetáculos de rua e concertos. A feira pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 17h30 à meia-noite, à sexta-feira e sábado, das 15h30 às 00h30, e ao domingo, das 15h à meia-noite.
M.J.L./PÁGINA
|