29.MAIO A 10.JUNHO
À 36ª edição, o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica vai decorrer em vários espaços do Porto sem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Valeu que a brasileira Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) decidiu colmatar esta “ausência” nacional, apoiando o FITEI no âmbito do Ano do Brasil em Portugal. E assim, o festival vai registar a presença de 11 companhias brasileiras (num total de 14) – segundo Mário Moutinho, “chegou a ponderar-se se isto deveria ser apresentado como um festival ou como uma mostra de teatro brasileiro”... “Vai ser um festival de resistência”, esclarece o diretor artístico do FITEI.
“Namíbia, Não!” é o espetáculo de abertura do festival, marcado para as 21h30, no Teatro Nacional São João, onde vão ter lugar grande parte das apresentações. O Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória são outros dois espaços a acolher o FITEI, que também vai estar presente no Serralves em Festa (“Traz-Fusion”, pela companhia francesa Jo Bithume) e no Teatro Helena Sá e Costa, com “Mix Tura”, um espetáculo em torno das danças afro-cubanas e afro-brasileiras.
A encerrar o FITEI vai ser apresentado na Praça D. João I um espetáculo da companhia Clowns de Shakespeare, “Sua Incelência, Ricardo III”, que assinala também o fim do Ano do Brasil em Portugal.
Paralelamente aos espetáculos, vão decorrer várias atividades, como as exposições de fotografia do brasileiro Emídio Luisi (“Antunes Filho, Poeta de Cena”) e de Susana Neves (“Imagens FITEI 2012”) e o lançamento do livro “Cenários Liminares. Teatralidades, Performances e Política”, da mexicana Ileana Dieguez, entre outras.
[mais informações em www.fitei.com]
|