Página  >  Agenda  >  Arpad Szenes e Vieira da Silva na Casa-Museu Abel Salazar

Arpad Szenes e Vieira da Silva na Casa-Museu Abel Salazar

Desenhos anatómicos da autoria de Vieira da Silva e de Arpad Szenes e outros da coleção do Museu de Medicina vão ser apresentados na exposição “Gabinete de Anatomia” que estará patente na Casa-Museu Abel Salazar, em S, Mamede de Infesta (Matosinhos), entre 21 de abril e 26 de maio. A mostra, comissariada por Manuel Valente Alves, está dividida em quatro núcleos: Anatomia do Desejo (desenhos de Arpad Szenes); Corpo Fragmentado (desenhos de Vieira da Silva); Cabeça e Corpo Inteiro e Tronco e Membros (desenhos do Museu de Medicina).

Os desenhos do Museu de Medicina foram recentemente inventariados no âmbito do projeto de investigação “A Imagem na Ciência e na Arte”, do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. A coleção, criada por Henrique de Vilhena, professor de Anatomia Artística na Escola de Belas Artes de Lisboa e fundador do Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é composta por desenhos artísticos que representam em geral estruturas do interior do corpo humano. Os desenhos foram realizados (1905-1938) pelos seus alunos, entre os quais se contam Calvet de Magalhães, Ayres de Carvalho, Frederico George, Carlos Bonvalot, Helena de Bourbon e Menezes, Jorge Valadas, Norberto Correia, Estrela Faria, José Tagarro, Maria Keil, Francisco Franco e Henrique Franco.

A exposição é organizada pelo Museu de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e pela Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, e conta com o apoio da Universidade de Lisboa e da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito das comemorações dos centenários da Faculdade de Medicina e da Universidade de Lisboa.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo