Até Junho de 2012, uma semana por mês, Serralves e o CIBIO- Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto - organizam as Semanas da Ciência em Serralves de 27 de fevereiro a 4 de março.
Em Fevereiro, a Semana da Ciência acontece de 27 de Fevereiro a 4 de Março e o tema será “As Aves”. Assim, nessa semana, realizam-se oficinas para escolas, uma conversa na quinta-feira para o público em geral, um mini-curso no sábado para todos os interessados e oficinas e percursos para fazer em família no domingo.
Estas semanas têm como objectivo promover o contacto directo entre o público e a comunidade científica, oferecendo a possibilidade de participação gratuita em actividades organizadas por um “Cientista Residente” em Serralves.
Este Cientista e a sua equipa, investigadores especializados num determinado tema da Biodiversidade, informam, promovem o debate e exemplificam a forma como fazem investigação, falando das suas experiências e relatando as principais descobertas. As próximas semanas serão dedicadas à Flora, Anfíbios, Morcegos e Répteis. O programa desta semana especial encontra-se abaixo.
Palestra AVES – O SEU PAPEL NA BIODIVERSIDADE 1 de Março, 17h, Biblioteca de Serralves
A importância da conservação das Aves em Portugal continental e Ilhas depende dos esforços de vários tipos de mecanismos e de agentes, desde institucionais, passando pelas organizações não governamentais, até ao voluntariado ambiental. Vamos debater os casos de sucesso e ponderar sobre o que ainda falta fazer para uma sustentabilidade a longo prazo destas comunidades. Orientador: Ricardo Lopes
Participação gratuita, sujeita à lotação do espaço. Mini-curso AVES – O SEU PAPEL NA BIODIVERSIDADE 3 de Março, 8h às 12h, Parque de Serralves (Zona da quinta)
A monitorização das aves é imprescindível para a correta gestão das suas comunidades. No entanto, a diversidade das diferentes comunidades e habitats não permite utilizar metodologias comuns para todas as espécies de aves. Aqui, com uma forte componente prática, vamos aprender os vários tipos de metodologias existentes, bem como os vários níveis de informação que é possível recolher a partir da monitorização de aves. Orientador: Ricardo Lopes Lotação: 15 pessoas (maiores de 14 anos); Tarifário: 5 euros
FAMÍLIAS EM SERRALVES 4 de Março, Domingo PERCURSO AVES No PARQUE
10h, Ponto de encontro: Recepção do Museu À descoberta das aves do Parque de Serralves. Acesso: gratuito, mediante levantamento de senha a partir das 09h30, na recepção do Museu Lotação: 25 pessoas Ponto de encontro: recepção do Museu OFICINA AVES NA CIDADE 10h às 17h, Sala do Serviço Educativo (Museu)
As aves encontram no Parque de Serralves um refúgio importante na cidade. Nesta oficina, as famílias são convidadas a identificar as espécies mais comuns que ocorrem no Parque, podendo requisitar binóculos (a partir das 13h00 e limitado ao número disponível em cada momento) e realizar um percurso autónomo em família no jardim. Esta oficina dinamizará ainda a construção de comedouros, introduzindo os diversos materiais e tipos de alimentos a utilizar. Acesso: funcionamento contínuo; entrada e participação gratuitas
a Página 16-02-2012
|