David Klahr, professor da Universidade de Carnegie Mellon, EUA e Margarida Afonso, professora do Instituto Politécnico de Castelo Branco, são dois dos nomes presentes na conferência “O valor do ensino experimental”, que se realiza amanhã, 10 de Novembro, às 16h30, na Universidade do Minho (anfiteatro A1, CPI, Campus de Gualtar) e a 11 de Novembro às 17h30 na Torre do Tombo, em Lisboa.
A aprendizagem das ciências é melhor quando feita através do ensino experimental? Existirão diferenças nos resultados de aprendizagem relativamente a outros métodos? Dever-se-á utilizar o ensino experimental independentemente dos conteúdos envolvidos e da idade dos alunos? São algumas das questões que terão resposta neste debate onde o psicólogo norte-americano David Klahr analisará as melhores formas de ensinar ciência nos diversos níveis de ensino, discutindo também o valor do ensino experimental.
O ensino experimental das ciências é, actualmente, obrigatório, sendo considerado fundamental para a melhoria da aprendizagem dos alunos e condição essencial para o sucesso nesta área.
Será ainda apresentado um estudo português sobre o nível de exigência no ensino das ciências do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. A entrada é livre mediante inscrição prévia. A iniciativa insere-se no ciclo de Conferências sobre Educação promovido anualmente pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Mais informações: http://www.ffms.pt/conferencia-antes/158/o-valor-do-ensino-experimental
a Página 09-11-2011
|