Promover a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar na defesa dos valores e princípios dos Direitos Humanos é o principal objetivo do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, que vai ser lançado pela Amnistia Internacional/Portugal. Trata-se de uma iniciativa que já decorre em 20 países e que surgiu no âmbito do Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos, lançado pelas Nações Unidas em 2004.
Com este projeto, a AI pretende capacitar os jovens e promover a sua participação ativa no sentido de integrar os valores e princípios dos Direitos Humanos em todas as áreas da vida da Escola, seja nas relações interpessoais, no currículo e atividades extracurriculares ou no próprio ambiente.
Na base do projeto estão “10 Princípios Globais das Escolas Amigas dos Direitos Humanos”, criados a partir das normas e dos padrões internacionais sobre Direitos Humanos, promovendo a não discriminação, a participação, a responsabilização e a capacitação, de forma a tornar a escola “amiga” dos Direitos Humanos.
[+ informações em www.amnistia-internacional.pt]
|