“Nós Fazemos Parte”, é o tema do IV Encontro de Intervenção Precoce de Esposende que pretende ser um espaço privilegiado de reflexão e de debate acerca de questões actuais nas práticas de Intervenção Precoce. Acontece no próximo sábado, dia 10 de Dezembro, no Auditório Municipal de Esposende.
“Diferentes contextos, diferentes olhares”, uma conversa entre pais e educadores sob a moderação de Manuela Sá, será a primeira sessão a abrir às 9h00, os trabalhos do IV Encontro de Intervenção Precoce. Às 10h30 inicia-se a conferência “Early Intervention: What kind of collaboration makes the difference?”, com as intervenções de Marilyn Espe-Sherwindt, Directora do Centro Family Child Learning, Ohio – EUA, uma referência internacional na área da Intervenção Precoce, e Ana Serrano, Professora Associada da Universidade do Minho.
Marcada para o meio-dia está “EMIPE – Uma parceria com êxito”, onde Anabela Alvarenga e Valter Santos vão dar a conhecer os três anos de trabalho da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Precoce de Esposende (EMIPE), criada para dar resposta às famílias com crianças dos 0 aos 6 anos com alterações de desenvolvimento que interferem nas actividades da sua vida diária. A EMIPE congregou num único serviço vários técnicos que, semanalmente, faziam a avaliação, intervenção e encaminhamento das crianças.
Este encontro assinala ainda fim da parceria estabelecida em 2008, entre o Município de Esposende e a APPACDM de Braga, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, o Hospital de Santa Maior de Barcelos, o Saúde de Esposende, Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes e o Centro Distrital de Segurança Social de Braga, na sequência da implementação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
O IV Encontro de Intervenção Precoce de Esposende é organizado pela Câmara Municipal de Esposende, e também apoiado através de uma candidatura apresentada à Fundação Calouste Gulbenkian levada a cabo pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende, entidade parceira neste projecto.
a Página 08-12-2011
|