Página  >  Edições  >  N.º 124  >  Vírus da Sida continua activo e a desenvolver-se

Vírus da Sida continua activo e a desenvolver-se

SIDA

O vírus da Sida, isolado há 20 anos, continua a desenvolver-se e os investigadores reconhecem que está a ser difícil travar a sua expansão e encontrar uma cura. "A doença está em pleno desenvolvimento e não estamos seguros de que possa ser erradicada algum dia ou que se possa obter uma vacina", refere o professor Philippe Kourilsky, director do Instituto Pasteur de Paris. O imunologista deu continuidade à corrida contra o relógio iniciada pelos cientistas franceses da equipa do professor Luc Montagnier que, no dia 20 de Maio de 1983, foram os primeiros a anunciar, na revista Science, o isolamento do Síndroma de Imunodeficiência Adquirida (VIH/SIDA).
Actualmente, quinze equipas de cientistas daquela instituição continuam a trabalhar sobre o vírus e as suas diversas facetas, desde a resposta imunológica contra o HIV, tratamentos e vacinas ou origem e evolução do vírus.
"Estamos perante uma patologia extremamente complexa e há necessidade urgente de melhorar os nossos conhecimentos em todos os aspectos, conhecer melhor os mecanismos da infecção, para encontrar uma cura", afirma o director do Instituto Pasteur, salientando que uma das maiores dificuldades para fabricar uma vacina  prende-se com a variação dos elementos que compõem as diferentes estirpes do vírus.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 124
Ano 12, Junho 2003

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo