Artigos
Parque Biológico de Gaia: A natureza ao vivo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 113, Ano 11, Junho 2002, Página n.º 24

“A classe docente no ensino superior não se tem pautado por um espírito e unidade de classe”
Manuel Carlos Silva + Manuel Carlos Silva + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 186, série II, Outono 2009, ENSINO SUPERIOR

"Conheço a Minha Terra, Conheço a Europa?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 115, Ano 11, Setembro 2002, Página n.º 24

Governo define novas regras de acesso ao ensino superior
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 116, Ano 11, Outubro 2002, Página n.º 12

Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 117, Ano 11, Novembro 2002, Página n.º 24

Rede de bibliotecas públicas e bibliotecas escolares: Sobram as intenções, faltam os meios
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 112, Ano 11, Maio 2002, Página n.º 24

Afinal que mundo é este? O que somos e o que queremos?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 113, Ano 11, Junho 2002, Página n.º 11

«Vivemos num país onde o Estado avalia as escolas, os professores e os alunos, mas onde nem o Estado nem as políticas públicas são suficientemente avaliados.»
Almerindo Janela Afonso + Almerindo Janela Afonso + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 185, série II, Verão 2009, Almerindo Janela Afonso

Balanço possível de quatro anos de legislatura
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 186, série II, Outono 2009,

Sindicatos e especialistas são unânimes: novo modelo é autoritário, centralizador e limitador da autonomia
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 186, série II, Outono 2009,

“Houve a vontade expressa do ponto de vista político de assumir uma posição de ruptura com o diploma anterior”
João Barroso + João Barroso + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 186, série II, Outono 2009, AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS

“O novo regime reforça a centralização e contribui em larga medida para a erosão da colegialidade e da participação interna nos órgãos escolares”
Licínio C. Lima + Licínio C. Lima + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 186, série II, Outono 2009, AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS

Novo regime é “um retrocesso no funcionamento democrático da escola pública”
Manuela Mendonça + Manuela Mendonça + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 186, série II, Outono 2009, AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS

Professores consideram que rankings originam “julgamento público negativo” sobre a classe
Benedita Portugal e Melo + Benedita Portugal e Melo + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 185, série II, Verão 2009,

“É chegado o momento de refundação da Europa”
João Caraça + João Caraça + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 185, série II, Verão 2009, TIRAR PARTIDO DA CRISE. ASSUMIR UM PAPEL NA LIDERANÇA MUNDIAL

«É fundamental incentivar a mobilidade de professores entre instituições, não só a nível nacional como europeu e internacional»
Luís Souta + Luís Souta + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 185, série II, Verão 2009, POLITÉCNICO À BOLONHESA

São precisas mais escolas de segunda oportunidade em relação à escolaridade formal
Luís Mesquita + Luís Mesquita + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 185, série II, Verão 2009, EDUCAÇÃO DE SEGUNDA OPORTUNIDADE

Professores cada vez mais responsabilizados pelo seu trabalho
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
Edição N.º 185, série II, Verão 2009,

Portugal no topo da desigualdade na distribuição do rendimento
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 183, Ano 17, Novembro 2008,

Economia dos mais fortes prejudica trabalhadores de todo o mundo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 183, Ano 17, Novembro 2008,

"A política do Governo é a ausência de política"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 184, Ano 17, Dezembro 2008,

"É preciso globalizar os direitos humanos"
Domingos Lopes + Domingos Lopes + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 184, Ano 17, Dezembro 2008, Domingos Lopes

"Tantos professores não podem estar errados"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 184, Ano 17, Dezembro 2008,

" Não se podem fazer reformas contra a vontade maioritária das pessoas"
José Matias Alves + José Matias Alves + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 176, Ano 17, Março 2008, José Matias Alves

O mito do genoma como factor determinante da vida humana é extremamente perigoso e redutor
Alda Sousa + Alda Sousa + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 178, Ano 17, Maio 2008, Alda Sousa

É indispensável que as escolas se sintam mais acompanhadas
Francisco Jacinto + Francisco Jacinto + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 179, Ano 17, Junho 2008, Francisco Jacinto

Da curiosidade das crianças ao pessimismo dos mais velhos
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 182, Ano 17, Outubro 2008,

"O desemprego não é uma inevitabilidade"
Ana Paula Marques + Ana Paula Marques + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 182, Ano 17, Outubro 2008, Ana Paula Marques

"Vai ser necessário investimento e mobilização por parte dos professores"
João Pedro Ponte + João Pedro Ponte + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 182, Ano 17, Outubro 2008, João Pedro da Ponte

Reestruturação em curso não resolve problemas de carreira profissional
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 177, Ano 17, Abril 2008,

"O Estado não pode afirmar-se como democrático enquanto não resolver o problema da pobreza"
Manuel Carlos Silva + Manuel Carlos Silva + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 172, Ano 16, Novembro 2007, Página n.º 21

"É fundamental resgatar a ideia de utopia e procurar concretizá-la"
Cinara Nahra + Cinara Nahra + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 172, Ano 16, Novembro 2007, Página n.º 24

Contributos para a abertura de um debate que se quer sustentado e carregado de sentido
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 172, Ano 16, Novembro 2007, Página n.º 26

"A sala de aula é um espaço político e o ensino é uma actividade política"
Nathalia Jaramillo + Nathalia Jaramillo + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 181, Ano 17, Agosto/Setembro 2008, Nathalia Jaramillo

Sindicatos unidos nas reivindicações ao ministro Mariano Gago
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 181, Ano 17, Agosto/Setembro 2008,

Discussão e acção colectiva dos professores é a única garantia do reforço da sua autonomia
Álvaro Hypólito + Álvaro Hypólito + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 181, Ano 17, Agosto/Setembro 2008, Álvaro Hypólito

A Luta não chegou ao fim
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 179, Ano 17, Junho 2008,

Precários e mal pagos
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 178, Ano 17, Maio 2008,

"Não se pode exigir ao sistema educativo níveis de qualidade que muitos outros domínios da sociedade portuguesa não alcançaram"
José Madureira Pinto + José Madureira Pinto + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 177, Ano 17, Abril 2008, José Madureira Pinto

Não se fala ainda de projecto educativo mas de projecto de reorganização
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 177, Ano 17, Abril 2008, Moreira Jorge

Desemprego cresce assustadoramente entre os professores
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 171, Ano 16, Outubro 2007, Página n.º 26

"Grande mestra é a natureza se soubermos ser bons alunos..."
David Rodrigues + David Rodrigues + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 171, Ano 16, Outubro 2007, Página n.º 24

"A escola é castradora quando a sociedade a utiliza como um instrumento de dominação"
Pascal Paulus + Pascal Paulus + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 171, Ano 16, Outubro 2007, Página n.º 21

Um longo caminho a percorrer
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 180, Ano 17, Julho 2008,

"Caminhamos a passos largos para a hegemonia de uma lógica mercantil e padronizada da educação"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 180, Ano 17, Julho 2008, Jarbas dos Santos Vieira

Professores devem assumir o papel de "novos agentes da esperança"
Peter McLaren + Peter McLaren + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 180, Ano 17, Julho 2008, Peter McLaren

O conhecimento é a nova forma de poder dominante
Mariano Enguita + Mariano Enguita + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 169, Ano 16, Julho 2007, Página n.º 27

Escola é "uma instituição que já não ensina e que não tem espaço para educar"
Manuel Freitas Gomes + Manuel Freitas Gomes + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 170, Ano 16, Agosto/Setembro 2007, Página n.º 21

«O professor precisa de estar aberto às mudanças na sua forma de trabalhar e de agir»
Max Haetinger + Max Haetinger + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 170, Ano 16, Agosto/Setembro 2007, Página n.º 24

Afirmar a diferença na prática da profissão docente
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 170, Ano 16, Agosto/Setembro 2007, Página n.º 26

Má alimentação escolar estimulada nos bufetes e máquinas de venda automática
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 167, Ano 16, Maio 2007, Página n.º 14

Ensino privado não incrementou a qualidade
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 168, Ano 16, Junho 2007, Página n.º 14

Acolhimento familiar em Portugal tem fraca visibilidade institucional
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 168, Ano 16, Junho 2007, Página n.º 17

(Re)pensar o Marxismo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 169, Ano 16, Julho 2007, Página n.º 21

É urgente pensar em novas alternativas ao capitalismo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 169, Ano 16, Julho 2007, Página n.º 25

Afinal, a quem serve a TLEBS?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 165, Ano 16, Março 2007, Página n.º 18

Educação Física em Portugal deve mudar de paradigma
Gustavo Pires + Gustavo Pires + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 166, Ano 16, Abril 2007, Página n.º 16

Concorrer ou não concorrer: eis a questão
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 166, Ano 16, Abril 2007, Página n.º 31

Um longo e pormenorizado plano de acção a debater
José Paulo Serralheiro + José Paulo Serralheiro + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 166, Ano 16, Abril 2007, Página n.º 11

"A escola tem de garantir aos alunos não só uma boa nutrição como o prazer de comer"
Paula Veloso + Paula Veloso + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 167, Ano 16, Maio 2007, Página n.º 11

Práticas quotidianas contradizem roda dos alimentos
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 167, Ano 16, Maio 2007, Página n.º 16

A reflexão ética está profundamente limitada e manipulada por visões religiosas do mundo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 164, Ano 16, Fevereiro 2007, Página n.º 23

"Portugal não tem de alinhar em modelos pré-determinados"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 164, Ano 16, Fevereiro 2007, Página n.º 27

Sistema de reconhecimento de competências estende-se ao ensino secundário
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 164, Ano 16, Fevereiro 2007, Página n.º 28

"O país tem um défice de qualificação que deve ser ultrapassado através de diferentes ofertas educativas"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 164, Ano 16, Fevereiro 2007, Página n.º 29

"Ministério da Educação tem induzido na sociedade portuguesa um sentimento negativo acerca dos professores"
Manuela Esteves + Manuela Esteves + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 165, Ano 16, Março 2007, Página n.º 11

Pensar a ecologia em África não é uma utopia
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 165, Ano 16, Março 2007, Página n.º 14

O que é o Protocolo de Kyoto?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 162, Ano 15, Dezembro 2006, Página n.º 13

Não há razão para os portugueses terem um tal sentimento de inferioridade
Dries Rombouts + Dries Rombouts + Klara Tesseur + Klara Tesseur + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 162, Ano 15, Dezembro 2006, Página n.º 34

Gritar que está tudo mal só contribui para reduzir mais a nossa já debilitada auto-estima
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 163, Ano 16, Janeiro 2007, Página n.º 11

Programas de Matemática portugueses podem ter soluções mais adequadas
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 163, Ano 16, Janeiro 2007, Página n.º 12

Os jornalistas estão muito dependentes do poder dominante
Felisbela Lopes + Felisbela Lopes + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 163, Ano 16, Janeiro 2007, Página n.º 35

"A ciência não é baseada em verdades"
Margarida Gama Carvalho + Margarida Gama Carvalho + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 164, Ano 16, Fevereiro 2007, Página n.º 21

Para certos alunos o prolongamento da escolaridade não é sinónimo de maior conhecimento
Anna Olsson + Anna Olsson + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 159, Ano 15, Agosto/Setembro 2006, Página n.º 26

"Para a maioria dos estudantes universitários copiar nos exames é um problema menor"
Aurora Teixeira + Aurora Teixeira + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 159, Ano 15, Agosto/Setembro 2006, Página n.º 35

Futuro do planeta num impasse
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 162, Ano 15, Dezembro 2006, Página n.º 11

Aumento da temperatura e desastres naturais hipotecam o futuro de África
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 162, Ano 15, Dezembro 2006, Página n.º 12

Povos indígenas queixam-se de serem ignorados no debate mundial
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 162, Ano 15, Dezembro 2006, Página n.º 13

Alterações climáticas ameaçam património cultural e histórico mundial
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 162, Ano 15, Dezembro 2006, Página n.º 13

"A única questão verdadeiramente filosófica"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 157, Ano 15, Junho 2006, Página n.º 33

Resposta em tempo útil é fundamental na prevenção do acto suicida
Bessa Peixoto + Bessa Peixoto + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 157, Ano 15, Junho 2006, Página n.º 35

Qual é a melhor forma de avaliar?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 158, Ano 15, Julho 2006, Página n.º 11

?Os exames não promoverão nunca a melhoria da qualidade da educação escolar?
Almerindo Janela Afonso + Almerindo Janela Afonso + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 158, Ano 15, Julho 2006, Página n.º 13

?A grande maioria não tem outra opção senão exercer uma segunda actividade?
António Domingos + António Domingos + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 158, Ano 15, Julho 2006, Página n.º 26

Principais federações sindicais de professores defendem eleições profissionais
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 156, Ano 15, Maio 2006, Página n.º 34

Parceiros sociais versus eleições profissionais
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 156, Ano 15, Maio 2006, Página n.º 35

Honrar a democracia, respeitar o direito de participação dos professores
Isabel Baptista + Isabel Baptista + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 156, Ano 15, Maio 2006, Página n.º 36

"Eleições sindicais são um meio privilegiado de favorecer o debate"
Consuelo Martinez García + Consuelo Martinez García + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 156, Ano 15, Maio 2006, Página n.º 37


Ana Paula Pêgo + Ana Paula Pêgo + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 157, Ano 15, Junho 2006, Página n.º 11

"Educação sexual precisa de ser encarada como um assunto de saúde pública"
Francisco Sampaio + Francisco Sampaio + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 157, Ano 15, Junho 2006, Página n.º 24

"A perda de influência social e económica das mulheres é uma realidade"
Regina Marques + Regina Marques + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 154, Ano 15, Março 2006, Página n.º 37

"Falta capacidade criativa para falar do 25 de Abril"
Manuela Coelho + Manuela Coelho + Marta Cruz + Marta Cruz + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 155, Ano 15, Abril 2006, Página n.º 22

Sustentabilidade da Segurança Social deve ser assegurada politicamente
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 155, Ano 15, Abril 2006, Página n.º 35

"Viabilidade do Estado-Providência não é uma questão técnica, é uma questão política"
Boaventura de Sousa Santos + Boaventura de Sousa Santos + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 155, Ano 15, Abril 2006, Página n.º 37

"O sindicalismo tem de ir além do discurso panfletário e das palavras de ordem"
Ivonaldo Neres Leite + Ivonaldo Neres Leite + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 156, Ano 15, Maio 2006, Página n.º 11

"O oposto do copyright não é necessariamente o caos"
António Cunha + António Cunha + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 156, Ano 15, Maio 2006, Página n.º 22

"Um desafio extraordinário"
Griselda Amuchastegui + Griselda Amuchastegui + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 153, Ano 15, Fevereiro 2006, Página n.º 22

Resgatar a memória do futuro da escola
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 153, Ano 15, Fevereiro 2006, Página n.º 35

"É fundamental planear a longo prazo a formação de professores"
Eduardo Anselmo de Castro + Eduardo Anselmo de Castro + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 154, Ano 15, Março 2006, Página n.º 11

"Não basta saber muito de Física, é preciso saber criar o gosto pela aprendizagem nos alunos"
Regina Gouveia + Regina Gouveia + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 154, Ano 15, Março 2006, Página n.º 22

Elas ocupam poucos cargos de chefia
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 154, Ano 15, Março 2006, Página n.º 35

SIDA: uma epidemia do tamanho do mundo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 151, Ano 14, Dezembro 2005, Página n.º 35

"A sociedade é cruel por aquilo que não sabe, por aquilo que desconhece e não procura saber"
Francisco Porto Ribeiro + Francisco Porto Ribeiro + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 151, Ano 14, Dezembro 2005, Página n.º 37

"Vivemos numa sociedade consumista porque a escola educa para os mesmos valores"
Maria González Reyes + Maria González Reyes + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 152, Ano 15, Janeiro 2006, Página n.º 22

Migalhas para o terceiro mundo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 152, Ano 15, Janeiro 2006, Página n.º 34

Na América Latina o neoliberalismo mostrou de forma evidente as perversidades do seu projecto
Pablo Gentili + Pablo Gentili + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 153, Ano 15, Fevereiro 2006, Página n.º 11

Portugal não se transformou num "paraíso das drogas"
João Goulão + João Goulão + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 149, Ano 14, Outubro 2005, Página n.º 37

"É necessário um novo edifício e não obras de remendo"
Carmen Santos + Carmen Santos + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 150, Ano 14, Novembro 2005, Página n.º 22

"O espectáculo tem de continuar!"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 150, Ano 14, Novembro 2005, Página n.º 35

A escola mantém-se como uma instituição central na vida das sociedades e das pessoas
Marisa Vorraber Costa + Marisa Vorraber Costa + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 151, Ano 14, Dezembro 2005, Página n.º 11

Novas politicas europeias limitam direito à educação pública
Alberto Sansano + Alberto Sansano + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 151, Ano 14, Dezembro 2005, Página n.º 22

É preciso ?sair do armário?*
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 148, Ano 14, Agosto/Setembro 2005, Página n.º 34

"A homofobia persiste em Portugal"
Manuel Cabral Morais + Manuel Cabral Morais + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 148, Ano 14, Agosto/Setembro 2005, Página n.º 37

"Não há performance sem pedagogia e não há pedagogia sem performance"
António Magalhães + António Magalhães + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 149, Ano 14, Outubro 2005, Página n.º 11

"A solução é permanecer em casa dos pais"
Cecília Dias + Cecília Dias + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 149, Ano 14, Outubro 2005, Página n.º 22

Reprimir ou liberalizar: qual o caminho?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 149, Ano 14, Outubro 2005, Página n.º 34

?Não é necessária ajuda médica para se cometer suicídio?
Edna Gonçalves + Edna Gonçalves + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 146, Ano 14, Junho 2005, Página n.º 37

"Os valores éticos fundamentais dos educadores baseiam-se na proximidade e na responsabilidade"
Isabel Baptista + Isabel Baptista + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 147, Ano 14, Julho 2005, Página n.º 11

"É preciso recuperar o tempo perdido"
Guilherme Teixeira + Guilherme Teixeira + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 147, Ano 14, Julho 2005, Página n.º 22

Quatro portuguesas morrem agredidas mensalmente
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 147, Ano 14, Julho 2005, Página n.º 35

Governo quer promover o diálogo entre os ministérios
Maria Amélia Paiva + Maria Amélia Paiva + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 147, Ano 14, Julho 2005, Página n.º 37

?A situação é má, mas recuso uma visão catastrofista?
Jaime Carvalho e Silva + Jaime Carvalho e Silva + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 148, Ano 14, Agosto/Setembro 2005, Página n.º 11

À escola cabe ensinar a ciência e não difundir a fé
Luís Manuel Mateus + Luís Manuel Mateus + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 145, Ano 14, Maio 2005, Página n.º 22

Educação sexual em Portugal ainda não satisfaz
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 145, Ano 14, Maio 2005, Página n.º 35

Educação sexual ainda longe de estar generalizada nas escolas
Duarte Vilar + Duarte Vilar + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 145, Ano 14, Maio 2005, Página n.º 37

A utopia não é uma característica da juventude actual
Carla Cibele Figueiredo + Carla Cibele Figueiredo + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 146, Ano 14, Junho 2005, Página n.º 11

"A escola não se pode demitir da abordagem dos media na sua tarefa educativa"
Manuel Pinto + Manuel Pinto + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 146, Ano 14, Junho 2005, Página n.º 22

EUTANÁSIA: Homicídio qualificado ou suicídio assistido? O tabu da "morte tranquila"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 146, Ano 14, Junho 2005, Página n.º 35

"A educação não pode estar sujeita ao critério dos partidos políticos"
Ana Rita Fernandes + Ana Rita Fernandes + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 143, Ano 14, Março 2005, Página n.º 22

Privilegiar a formação em contexto de trabalho
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 143, Ano 14, Março 2005, Página n.º 35

?É preciso entender e respeitar a identidade do 1º ciclo?
Daniel Espain + Daniel Espain + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 144, Ano 14, Abril 2005, Página n.º 22

CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Órgãos de coordenação ou instrumento burocrático?
Arnaldo Monteiro + Arnaldo Monteiro + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 144, Ano 14, Abril 2005, Página n.º 35

"É preciso caminhar contra a corrente"
Miguel Ángel Santos Guerra + Miguel Ángel Santos Guerra + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 144, Ano 14, Abril 2005, Página n.º 11

O currículo é um saber que se constrói diariamente e a partir do interior da escola
Nilda Guimarães Alves + Nilda Guimarães Alves + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 145, Ano 14, Maio 2005, Página n.º 11

As escolas não podem ficar à espera dos decretos para mudar as suas práticas
Manuel António Ferreira da Silva + Manuel António Ferreira da Silva + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 141, Ano 14, Janeiro 2005, Página n.º 11

É preciso reconquistar o prazer de ser professor
Nilza Guimarães + Nilza Guimarães + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 141, Ano 14, Janeiro 2005, Página n.º 22

Formação de professores necessita de mais formação prática e a investigação educacional
João Pedro Ponte + João Pedro Ponte + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 141, Ano 14, Janeiro 2005, Página n.º 37

O desporto como filosofia de transformação social
Manuel Sérgio Vieira + Manuel Sérgio Vieira + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 143, Ano 14, Março 2005, Página n.º 11

"A ampliação do sistema educativo público não garantiu a democratização do ensino"
Alberto Albuquerque Gomes + Alberto Albuquerque Gomes + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 139, Ano 13, Novembro 2004, Página n.º 22

Que percursos para um mesmo caminho?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 139, Ano 13, Novembro 2004, Página n.º 35

Actual modelo de acesso ao ensino superior é "discriminatório"
Belmiro Cabrito + Belmiro Cabrito + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 139, Ano 13, Novembro 2004, Página n.º 35

Em Portugal a generalidade das empresas não fazem investigação nem têm uma cultura de formação
Eugénio Rosa + Eugénio Rosa + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 140, Ano 13, Dezembro 2004, Página n.º 11

Centros de Reconhecimento e Validação de Competências: Como se avalia um percurso profissional e de vida?
Antonieta Rangel Oliveira + Antonieta Rangel Oliveira + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 140, Ano 13, Dezembro 2004, Página n.º 22

A Declaração de Bolonha: Que implicações na formação inicial dos professores?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 140, Ano 13, Dezembro 2004, Página n.º 35

EUA: Dez Mandamentos provocam batalha jurídica
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 40

Telemóveis proibidos em escolas francesas
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 41

Nada mudou para a mulher no Afeganistão, segundo militante afegã
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 42

?A escola é discriminadora?
Maria do Carmo Vieira da Silva + Maria do Carmo Vieira da Silva + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 138, Ano 13, Outubro 2004, Página n.º 22

Afinal o que faz falta?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 138, Ano 13, Outubro 2004, Página n.º 35

"Ser democrático não significa apenas deixar ooutro falar mas entender o que ele tem para dizer"
Reinaldo Matias Fleuri + Reinaldo Matias Fleuri + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 139, Ano 13, Novembro 2004, Página n.º 11

Avós europeias acreditam na transmissão de valores
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 6

Cérebro funciona como "filtro linguístico", segundo cientistas
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 10

Governo brasileiro contesta acusações de Jean Ziegler sobre a pobreza
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 18

Igreja católica brasileira contra a ALCA
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 18

Candidatos a professores em exame
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 22

Medicina
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 22

Uma ilha no deserto
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 108, Ano 10, Dezembro 2001, Página n.º 15

Novas companhias de teatro no Porto: Na corda bamba
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 109, Ano 10, Fevereiro 2002, Página n.º 20

Nota da Redacção
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 109, Ano 10, Fevereiro 2002, Página n.º 22

Improvisações em Dó menor
Andreia Lobo + Andreia Lobo + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 110, Ano 11, Março 2002, Página n.º 24

Câmara de Paris lança projecto de hortas e jardins comunitários
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 3

União Europeia recusa "educação normalizada"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 111, Ano 11, Abril 2002, Página n.º 3

Teresa Lago, presidente da Sociedade Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura,
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 105, Ano 10, Agosto/Setembro 2001, Página n.º 14

Uma tarde na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto)
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 105, Ano 10, Agosto/Setembro 2001, Página n.º 16

Sinais de vida (uma leitura sobre índices de desenvolvimento)
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 106, Ano 10, Outubro 2001, Página n.º 4

Primavera de destroços
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 106, Ano 10, Outubro 2001, Página n.º 10

Graffiti: um crime de arte?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 106, Ano 10, Outubro 2001, Página n.º 16

A ditadura do automóvel
AFP + AFP + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 107, Ano 10, Novembro 2001, Página n.º 26

Violência na Escola - verdadeira ou falsa questão?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 101, Ano 10, Abril 2001, Página n.º 16

Portugal visto por fora
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 102, Ano 10, Maio 2001, Página n.º 16

Crónica da vida que passa a esvair-se numa urgência
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 103, Ano 10, Junho 2001, Página n.º 16

O exemplo vem de cima
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 103, Ano 10, Junho 2001, Página n.º 31

Feira da Vandoma, S.A.
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 104, Ano 10, Julho 2001, Página n.º 16

A "guettização" da Europa
AFP + AFP + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 104, Ano 10, Julho 2001, Página n.º 19

Ensino Recorrente - O "parente pobre" do sistema educativo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 98, Ano 10, Janeiro 2001, Página n.º 16

Porto 2001: Capital Europeia da Cultura ou do "show off" político?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 99, Ano 10, Fevereiro 2001, Página n.º 16

Avaliação e Formação em debate no Porto - "Avaliação é mera legitimadora de políticas educativas"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 100, Ano 10, Março 2001, Página n.º 12

Visionarium - A Ciência ao vivo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 100, Ano 10, Março 2001, Página n.º 16

I Colóquio Mundial sobre Violência na Escola -
AFP + AFP + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 101, Ano 10, Abril 2001, Página n.º 4

Encontro decorreu no Porto com a participação de Helena Roseta - "A Escola contra a Violência"
Iracema Santos Clara + Iracema Santos Clara + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 101, Ano 10, Abril 2001, Página n.º 6

Alunos da Faculdade de Arquitectura "Desafiam" Alternativas Ecológicas para o Porto 2001
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 93, Ano 9, Julho 2000, Página n.º 16

Teresa Vasconcelos em entrevista a "a Página" ( segmento 1 de 2 )
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 94, Ano 9, Setembro 2000, Página n.º 7

A Escola Contra a Violência na Família
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 94, Ano 9, Setembro 2000, Página n.º 16

Miniconcursos
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 94, Ano 9, Setembro 2000, Página n.º 16

Praxes académicas - Rituais iniciáticos ou tradições inocentes?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 96, Ano 9, Novembro 2000, Página n.º 14

A Arte como terapia e instrumento de integração
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
e, Ano 9, Dezembro 2000, Página n.º 16

Para onde vai o ensino superior?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 89, Ano 9, Março 2000, Página n.º 4

Modelo de Gestão Conflitual
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 89, Ano 9, Março 2000, Página n.º 12

Quatro Olhares Sobre a Escola: Quatro Professores em Entrevista
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 90, Ano 9, Março 2000, Página n.º 14

Mexer sem mudar o essencial...
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 91, Ano 9, Maio 2000, Página n.º 4

Assembleias de escola: Uma Semente de Participação Democrática
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 91, Ano 9, Maio 2000, Página n.º 16

Odisseia dos Exames
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 92, Ano 9, Junho 2000, Página n.º 16

Explicações
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 84, Ano 8, Outubro 1999, Página n.º 16

Pode a Escola Gerar Depressões?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 85, Ano 8, Novembro 1999, Página n.º 16

Desertificação no "Secundário"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 86, Ano 8, Dezembro 1999, Página n.º 17

Mudanças no "Secundário"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 87, Ano 8, Janeiro 2000, Página n.º 4

Que Sentido para a Escola Pública?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 88, Ano 8, Fevereiro 2000, Página n.º 14

Hote? O que é Hote? Não vem no Dicionário
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 88, Ano 8, Fevereiro 2000, Página n.º 16

Visita aos Sem-Abrigo em Noite de "Viagens"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 78, Ano 8, Março 1999, Página n.º 16

Fernando Santos, Doutor em Treino Desportivo, a "a Página"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 79, Ano 8, Abril 1999, Página n.º 14

É Tão Estranho Ter Setenta Anos...
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 81, Ano 8, Junho 1999, Página n.º 16

Um profissional visto pelo filho - Meu pai é repórter fotográfico
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 82, Ano 8, Julho 1999, Página n.º 7

Escola a moldes da alta-costura (com eleição do mister e da miss EB 2/3 de Fajões e tudo)
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 82, Ano 8, Julho 1999, Página n.º 16

Nenhum Estudante ... é Estrangeiro
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 83, Ano 8, Setembro 1999, Página n.º 16

O caderno (reivindicativo) da música
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 75, Ano 7, Dezembro 1998, Página n.º 24

Escolas-oficinas
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 75, Ano 7, Dezembro 1998, Página n.º 25

Nem a Diana se lembra da palavra "tipógrafo"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 76, Ano 8, Janeiro 1999, Página n.º 12

A ilha sem papel
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 76, Ano 8, Janeiro 1999, Página n.º 13

Escolas Profissionais - Que Futuro?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 77, Ano 8, Fevereiro 1999, Página n.º 5

O Novo Regime Legal das Escolas Profissionais
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 77, Ano 8, Fevereiro 1999, Página n.º 7

Visionarium - Um passeio pela ciência
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

A profissão da mãe
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 71, Ano 7, Setembro 1998, Página n.º 25

Um retrato de Montalegre - o interior em tempo de reínicio de ano escolar
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 73, Ano 7, Outubro 1998, Página n.º 16

Catarina (13 anos) filha de professora de Matemática
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 73, Ano 7, Outubro 1998, Página n.º 25

André filho de veterinário
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 74, Ano 7, Novembro 1998, Página n.º 27

E a escola como vê os trabalhadores não docentes?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 75, Ano 7, Dezembro 1998, Página n.º 5

Uma história de redescoberta da música tradicional popular
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 67, Ano 7, Abril 1998, Página n.º 24

Em nome do "El Niño"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 68, Ano 7, Maio 1998, Página n.º 12

VI Congresso da FENPROF
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 69, Ano 7, Junho 1998, Página n.º 16

Vida de VIOLEIRO ou difícil arte de sobreviver
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 69, Ano 7, Junho 1998, Página n.º 24

Marionetas Portuguêsas Abandonadas a um Canto
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 70, Ano 7, Julho 1998, Página n.º 24

O ensino na Guiné-Bissau* Pintado a Negro e Cinza
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 70, Ano 7, Julho 1998, Página n.º 26

A sociedade americana vê a educação pública em estado de crise terminal.
Gustavo E. Fischman + Gustavo E. Fischman + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 138, Ano 13, Outubro 2004, Página n.º 11

A Sexualidade na Escola
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 89, Ano 9, Março 2000, Página n.º 17

Ludotecas: Um Espaço Aberto ao Mundo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Artesão ou a difícil arte de amassar o barro
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 65, Ano 7, Fevereiro 1998, Página n.º 24

Por uma Educação Ambiental
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 66, Ano 7, Março 1998, Página n.º 4

Universidade e Politécnicos - Revisão dos estatutos das carreiras contestada pela FENPROF
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 67, Ano 7, Abril 1998, Página n.º 14

"A escola tem de estar preparada para ir ao encontro das normas culturais das crianças ciganas"
Filomena Moreno + Filomena Moreno + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 135, Ano 13, Junho 2004, Página n.º 38

"A nova Lei de Autonomia e Gestão reduz a democraticidade no interior das instituições"
Manuel Loff + Manuel Loff + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 136, Ano 13, Julho 2004, Página n.º 11

?Esta maioria está a prestar um péssimo serviço ao país?
Albino Almeida + Albino Almeida + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 136, Ano 13, Julho 2004, Página n.º 38

A PÁGINA conversa com trinta educadores e professores
Andreia Lobo + Andreia Lobo + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 136, Ano 13, Julho 2004, Página n.º 35

Discutir a Cidadania Multicultural à luz de Paulo Freire
luiza Cortesão + luiza Cortesão + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 137, Ano 13, Agosto/Setembro 2004, Página n.º 37

E porque não umas férias diferentes?
Pedro Meireles + Pedro Meireles + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 137, Ano 13, Agosto/Setembro 2004, Página n.º 38

Diálogos á Queima Roupa
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Assistente Social - uma profissão da desconfiança do Poder
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

História mínima sobre uma paixão pelo TEATRO
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Higiene e saúde ambiental
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Prisca Diedrich, animadora sócio-cultural
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Os custos sociais e económicos da violência familiar e doméstica
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 135, Ano 13, Junho 2004, Página n.º 37

Anarquismo: a utopia não é uma ilha
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Esquerdas Alternativas - UDP
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Esquerdas Alternativas: Política XXI - Unir Ideias para Transformar o Futuro
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Uma conversa sobre a escola com alunos do ensino básico
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Minorias: Esquerdas alternativas
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

A Paixão Enquanto Escrita
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

O Terceiro Sexo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Reclusos
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Refugiados
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Sindicalistas
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Squatters: Os Revolucionários Hurbanos
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Retratos de Vidas Paralelas
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

"A actual realidade dos internatos em Portugal decorre da incapacidade de criar respostas alternativas"
Milice Ribeiro dos Santos + Milice Ribeiro dos Santos + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 135, Ano 13, Junho 2004, Página n.º 11

Docência e Investigação Universitárias São Incompatíveis
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Trabalhos Na Noite
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Anarquismo: A Utopia não é uma Ilha
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Arrumadores de Automóveis: Histórias de um Esquema Paralelo de Vida
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

Cegos
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
-, -, Página n.º 0

?O Porto continua a ser uma das mais belas cidades da Europa?
Hélder Pacheco + Hélder Pacheco + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 133, Ano 13, Abril 2004, Página n.º 11

Trinta anos depois do 25 de Abril: Quatro versões de uma revolução
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 133, Ano 13, Abril 2004, Página n.º 35

?É preferível investir em pessoas do que em auto-estradas?
Oleg Railean + Oleg Railean + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 133, Ano 13, Abril 2004, Página n.º 38

A sociedade do conhecimento é a base do futuro
Carlos Gonçalves + Carlos Gonçalves + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 134, Ano 13, Maio 2004, Página n.º 11

"É preciso apostar no ensino experimental"
António Melro + António Melro + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 134, Ano 13, Maio 2004, Página n.º 38

Educação sexual nas escolas - Um remendo numa manta rota
Maria Emília Costa + Maria Emília Costa + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 134, Ano 13, Maio 2004, Página n.º 36

Actores e espectadores: Duas perspectivas em confronto
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 128, Ano 12, Novembro 2003, Página n.º 26

Centros Rurales Agrupados: uma
José Antonio Caride Gómez + José Antonio Caride Gómez + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 128, Ano 12, Novembro 2003, Página n.º 38

Belmiro Cabrito, especialista em Economia da Educação: "É evidente que o corte orçamental irá afectar o desempenho das escolas, dos professores e dos alunos."
Belmiro Cabrito + Belmiro Cabrito + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 129, Ano 12, Dezembro 2003, Página n.º 35

"Não há reforma que aguente sem uma forte aposta na formação dos professores"
Daisi Leitão + Daisi Leitão + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 129, Ano 12, Dezembro 2003, Página n.º 38

Ao encontro da comunidade cigana
Mirna Montenegro + Mirna Montenegro + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 132, Ano 13, Março 2004, Página n.º 38

A escola ainda só vê o ambiente como um tema "simpático"
Cláudia Costa + Cláudia Costa + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 126, Ano 12, Agosto/Setembro 2003, Página n.º 34

Serviço Social: Intervir para mudar
Luísa Costa Pinto + Luísa Costa Pinto + Paula Cristina Vieira + Paula Cristina Vieira + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 127, Ano 12, Outubro 2003, Página n.º 11

Um espaço para Todos
Jorge Oliveira + Jorge Oliveira + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 127, Ano 12, Outubro 2003, Página n.º 26

Reordenamento da rede escolar: A prevalência da lógica administrativa
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 127, Ano 12, Outubro 2003, Página n.º 36

Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral: Educar para o desenvolvimento
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 128, Ano 12, Novembro 2003, Página n.º 22

Este documento faz um corte total com o passado, a começar pela filosofia de base do sub-sistema
Fernanda Ramos + Fernanda Ramos + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 124, Ano 12, Junho 2003, Página n.º 36

Concertar estratégias para um mundo mais verde
Fernando Morgado + Fernando Morgado + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 124, Ano 12, Junho 2003, Página n.º 38

"Hoje, mais do que nunca, os professores são educadores para o futuro"
José Antonio Caride Gómez + José Antonio Caride Gómez + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 125, Ano 12, Julho 2003, Página n.º 11

Manuais escolares: recurso didático ou normalizador de saberes?
Carlinda Leite + Carlinda Leite + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 125, Ano 12, Julho 2003, Página n.º 36

Declarações
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 125, Ano 12, Julho 2003, Página n.º 37

Maldita ou bendita matemática...?
João Pedro Ponte + João Pedro Ponte + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 125, Ano 12, Julho 2003, Página n.º 38

Viagem por uma Galiza em "pé de guerra"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 123, Ano 12, Maio 2003, Página n.º 35

Programa educativo "Aprender a conviver"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 123, Ano 12, Maio 2003, Página n.º 36

Autoridades Educativas galegas decretam censura interna
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 123, Ano 12, Maio 2003, Página n.º 36

À procura de um rumo
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 124, Ano 12, Junho 2003, Página n.º 34

Energias renováveis: Um potencial desaproveitado
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 122, Ano 12, Abril 2003, Página n.º 11

Cinco perguntas a Alfredo Maia - Alternativa é investir na Inteligência
Alfredo Maia + Alfredo Maia + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 122, Ano 12, Abril 2003, Página n.º 13

Documentação a consultar e sítios de interesse na internet
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 122, Ano 12, Abril 2003, Página n.º 13

Escolas Básicas Integradas: Retrato de uma experiência
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 122, Ano 12, Abril 2003, Página n.º 24

Ensino superior deve abrir-se a novos públicos
Ana Maria Seixas + Ana Maria Seixas + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 122, Ano 12, Abril 2003, Página n.º 35

Fraca capacidade de gestão e de visão estratégica dos gestores e dos governantes portugueses é a principal debilidade do país
Agostinho Santos Silva + Agostinho Santos Silva + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 120, Ano 12, Fevereiro 2003, Página n.º 35

Outros modos de ser professor
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 120, Ano 12, Fevereiro 2003, Página n.º 40

Privatizações em Portugal: Afinal o que mudou?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 121, Ano 12, Março 2003, Página n.º 11

Estação Litoral da Aguda: Um laboratório com vista para o mar
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 121, Ano 12, Março 2003, Página n.º 24

Ricardo Vieira agraciado com prémio da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 121, Ano 12, Março 2003, Página n.º 28

Pedro Silva (ESE de Leiria) em entrevista a ?a Página?
Pedro Silva + Pedro Silva + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 121, Ano 12, Março 2003, Página n.º 35

"O governo está a subverter os principíos democráticos do sistema educativo português"
Paulo Sucena + Paulo Sucena + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 132, Ano 13, Março 2004, Página n.º 11

Experiência do Reino Unido confirma: "Os rankings transmitem uma visão parcelar e distorcida do funcionamento das escolas"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 118, Ano 11, Dezembro 2002, Página n.º 11

Retrato de um país à beira de um ataque de nervos
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 118, Ano 11, Dezembro 2002, Página n.º 24

"Fala-se em educar para cidadania e, paradoxalmente, a escola não cuida as relações interpessoais e não desenvolve competências sociais"
Milice Ribeiro dos Santos + Milice Ribeiro dos Santos + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 118, Ano 11, Dezembro 2002, Página n.º 35

O futuro da nossa preocupação
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 119, Ano 12, Janeiro 2003, Página n.º 24

O povo é quem mais ordena?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 114, Ano 11, Julho 2002, Página n.º 11

Visões do Cosmos
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 114, Ano 11, Julho 2002, Página n.º 24

"A escola inclusiva está em perigo"
Beatriz Martinho + Beatriz Martinho + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 130, Ano 13, Janeiro 2004, Página n.º 36

A Página numa conversa com professores de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 130, Ano 13, Janeiro 2004, Página n.º 38

"A escola é reprodutora de desigualdades sociais"
Angelina Carvalho + Angelina Carvalho + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa
N.º 131, Ano 13, Fevereiro 2004, Página n.º 11

Mercado europeu da educação anuncia-se para breve
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Richard Hatcher + Richard Hatcher
N.º 152, Ano 15, Janeiro 2006, Página n.º 11

Os rankings constituem uma visão simplificada da realidade educativa
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Rui A. Santiago + Rui A. Santiago
N.º 142, Ano 14, Fevereiro 2005, Página n.º 11

"É preciso encontrar alegria nos combates desiguais"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Rui Assis + Rui Assis
N.º 168, Ano 16, Junho 2007, Página n.º 11

O que está em causa não é o urbano ou o rural mas a sua periferização
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Rui D'Espiney + Rui D'Espiney
N.º 131, Ano 13, Fevereiro 2004, Página n.º 37

"Um espaço para afirmar a nossa vez e a nossa voz"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Rui Trindade + Rui Trindade
N.º 170, Ano 16, Agosto/Setembro 2007, Página n.º 28

"Não são as velhas respostas que servirão para responder a problemas novos"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Rui Vieira de Castro + Rui Vieira de Castro
N.º 150, Ano 14, Novembro 2005, Página n.º 11

Santana Castilho acusa responsáveis do ministério da Educação de serem “tecnocratas” e “manipuladores de estatísticas”
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Santana Castilho + Santana Castilho
Edição N.º 185, série II, Verão 2009, QUEM CONCEBEU ESTE MODELO (DE AVALIAÇÃO) SÓ PODE SER IGNORANTE

A escola ainda é alheia e adversa à cultura cigana
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Sérgio Aires + Sérgio Aires
N.º 131, Ano 13, Fevereiro 2004, Página n.º 38

A educação vista como uma estrutura democrática participada
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Sérgio Niza + Sérgio Niza
N.º 142, Ano 14, Fevereiro 2005, Página n.º 22

Economia do conhecimento está a reformular o conceito de educação
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Susan Robertson + Susan Robertson
N.º 176, Ano 17, Março 2008, Susan Robertson

?Não há nenhum projecto educativo que não possa ser lido numa perspectiva política?
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Susana Ralha + Susana Ralha
N.º 148, Ano 14, Agosto/Setembro 2005, Página n.º 22

"Um bom sistema educativo está dependente de um conjunto de factores multifacetados"
Regina Leite Garcia + Regina Leite Garcia + Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Tero Autio + Tero Autio
N.º 158, Ano 15, Julho 2006, Página n.º 34

Ensinar também é aprender
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Tita Costa + Tita Costa
N.º 124, Ano 12, Junho 2003, Página n.º 31

Movimento dos Sem Terra do Brasil: A revolução tranquila
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Vanderlei Martini + Vanderlei Martini
N.º 129, Ano 12, Dezembro 2003, Página n.º 11

Património histórico-educativo é um referente da nossa identidade
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Vicente Peña Saavedra + Vicente Peña Saavedra
N.º 153, Ano 15, Fevereiro 2006, Página n.º 37

"Os alunos devem aprender a ser professores de si próprios"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Vítor Oliveira Jorge + Vítor Oliveira Jorge
N.º 183, Ano 17, Novembro 2008, Vítor Oliveira Jorge

Entrevista com Xesus Jares, professor da Universidade da Coruña e coordenador do colectivo "Educadores para a Paz"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Xesús R. Jares + Xesús R. Jares
N.º 123, Ano 12, Maio 2003, Página n.º 11

"É preciso construir um novo discurso em torno da escola pública no meio político, na sociedade e na própria classe docente"
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Xosé Barrar Sánchez + Xosé Barrar Sánchez
N.º 123, Ano 12, Maio 2003, Página n.º 37

O modelo da carreira docente português deveria servir como referência para Espanha
Ricardo Jorge Costa + Ricardo Jorge Costa + Xosé Manuel Barreiro Villanueva + Xosé Manuel Barreiro Villanueva
N.º 126, Ano 12, Agosto/Setembro 2003, Página n.º 11

  
Autor
Ricardo Jorge Costa
Jornalista do Jornal A Página da Educação


Publicidade


Voltar ao Topo