Página  >  Edições  >  N.º 172  >  Encontro mundial de indígenas na Bolívia pede que a sede da ONU mude de país

Encontro mundial de indígenas na Bolívia pede que a sede da ONU mude de país

TRANSFERIR A ONU 

Um encontro mundial de indígenas, realizado em meados de Outubro na Bolívia, acordou em pedir a mudança de sede da ONU, que se encontra em Nova York. Na mesma reunião recusou também considerar o uso de biocombustiveis como uma energia alternativa.
Esta reunião teve a participação de representantes de 12o povos indígenas do Norte, Centro e América do Sul, da Europa, Ásia e Oceânia. Na reunião participou também a Nobel da Paz, a guatemalteca Rigoberta Menchú.
Os participantes aprovaram um documento de 14 pontos. Um destes pontos propõe «descolonizar as Nações Unidas e mudar a sua sede para um território que dignifique e expresse as justas aspirações dos povos, nações e estados do mundo».
Num outro ponto da resolução, os indígenas acordaram «repudiar os planos e projectos de produção de energia como os biocombustiveis que destroem alimentos necessários à alimentação dos povos».
O documento também faz referencia à defesa das causas dos indígenas, à luta contra o capitalismo e à defesa da vida e da natureza.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 172
Ano 16, Novembro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo