La Desmotivación del Profesorado
Jurjo Torres Ediciones Morata www.edmorata.es pp. 127
Num mundo em constante mudança, a velha escola sente-se como nunca antes fora do seu lugar e os seus profissionais incompreendidos. Neste livro, Jurjo Torres tenta avançar explicações para o panorama de desmotivação da classe docente, descrevendo dezasseis factores que podem ajudar a compreende-lo. Uma análise minuciosa que oferece linhas de intervenção para recuperar um optimismo sem o qual é impossível falar de qualidade da educação e, dessa forma, motivar os professores para a sua profissão.
Revista Educação, Sociedade e Culturas nº 23
Centro de Investigação e Intervenção Educativas pp. 227
A última edição da revista Educação, Sociedade e Culturas apresenta um conteúdo dedicada ao IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado no Porto em Setembro de 2004. Nela se divulgam alguns trabalhos que analisam criticamente a obra de Paulo Freire, bem como temas e conceitos que foram objecto de reflexão por parte deste autor. Destaque para os artigos de João Wanderley Geraldi, Afonso Celso Scocuglia, Moacir Gadotti, Paul Taylor, Licínio Lima, Reinaldo Matias Fleuri, José Eustáquio Romão e Boaventura de Sousa Santos.
Incentivar o Prazer de Ler Actividades de leitura para jovens
Christian Poslaniec Edições Asa pp. 191
Como é que os pais, professores e orientadores poderão incutir nos jovens o desejo pela leitura? Como orientá-los nas numerosas actividades organizadas pelas bibliotecas, centros de tempos livres e escolas? Este livro analisa estas questões e propõe trinta actividades, que vão do pré-escolar ao secundário, para desenvolver o gosto pelos livros entre os jovens e os leitores relutantes. Inclui também numerosas informações práticas e uma bibliografia considerável.
Notas e Vivência(s) de um Projecto Curricular de Turma
Odete Boaventura Edições Asa pp. 120
Os Dois Ocidentes
Nayla Farouki Instituto Piaget pp. 219
No momento em que alguns anunciam a iminência de um ?conflito de civilizações?, a reflexão sobre os valores que fundamentam o Ocidente é vital. Combater em nome de quê? Para defender o quê? A autora deste livro, uma filósofa nascida no Próximo Oriente e a viver em França, traz-nos uma resposta irreverente, explicando de que forma o pensamento ocidental permite a cada ser humano, onde quer que tenha nascido e qualquer que seja a sua história, deixar a prisão das suas dependências sociais.
O Fim da Autoridade
Alain Renaut Instituto Piaget pp. 194
O que é uma Ideia?
Nayla Farouki Instituto Piaget pp. 106
Currículo e Multiculturalismo
João Paraskeva (organizador) Edições Pedago edições-pedago@pedago.pt pp. 236
Reflectir o multiculturalismo de uma forma critica enquanto equação curricular implica, não só assumir cultura como algo profundamente político, como um mecanismo de controlo, como um dispositivo de resistência, como um espaço contestado, mas também ter consciente a necessidade de perceber as políticas subjacentes à produção cultural. É também neste contexto que se situam as abordagens que estruturam esta obra, com a participação de Lilia Bartolomé, Maria Luísa Branco, Shirley Steinberg, Joe Kincheloe, Jurjo Torres, Luís Armando Gandin, João Paraskeva, Fernando Diogo e Fernando Paulo Baptista.
No Caleidoscópio da Supervisão: Imagens da formação e da pedagogia
Flávia Moreira Maria Alfredo Moreira Isabel Barbosa Madalena Paiva Isabel Sandra Fernandes Edições Pedago pp. 237
Construtivismo Crítico
Joe Kincheloe Edições Pedago pp. 175
|