Página  >  Edições  >  N.º 124  >  Mais de 200 escolas queimadas durante ofensiva contra rebeldes separatistas

Mais de 200 escolas queimadas durante ofensiva contra rebeldes separatistas

INDONÉSIA

Mais de 200 escolas foram queimadas na província de Aceh, na Indonésia - onde o exército está a realizar uma ofensiva contra os rebeldes separatistas -, de acordo com informações adiantadas por professores locais. Desde 1999, mais de 750 escolas foram queimadas na região e mais de 60 mil crianças estão agora sem aulas.
Os militares e os rebeldes do Movimento Aceh Livre (GAM) acusam-se mutuamente de terem incendiado as escolas. Assim, enquanto o exército acusa o GAM de queimar as escolas por estas representarem símbolos do Estado indonésio, para criar confusão e obrigar os militares a vigiar os estabelecimentos, os separatistas devolvem as acusações aos serviços secretos indonésios dizendo que estes destroem as escolas para prejudicar o movimento rebelde.
Esta operação do governo indonésio é a maior desde a invasão de Timor Leste em 1975. Os combates em Aceh já causaram mais de 10 mil mortes, a maioria de civis, desde 1976. Jacarta rejeita qualquer possibilidade de independência desta província.
Fonte: AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 124
Ano 12, Junho 2003

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo