Página  >  Edições  >  -  >  Alguns parágrafos sobre o mês anterior ao do S. João

Alguns parágrafos sobre o mês anterior ao do S. João

Maio, maduro Maio. Em fins de Maio, o Diário de Notícias, matutino lisboeta de referência nacional, titulou, em manchete, que Portugal apresenta o pior Pré-Escolar da Europa. A notícia, com a mesma carga negativa, teve eco num dos canais de televisão, embora, salvo melhor opinião, só fosse legítimo concluir que Portugal, em termos europeus, tem uma das mais baixas coberturas de Educação Pré-Escolar. Isto, de acordo com o próprio estudo citado pelo Diário de Notícias.

¶ Ainda a propósito daquela manchete do Diário de Notícias, refira-se que a única referência qualitativa, potencialmente negativa, diz respeito ao facto dos educadores de infância, em Portugal, serem docentes com o grau de bacharelato... A menos que se dê como certa a mensagem do inevitável Padre Martins Maia (União das Instituições Portuguesas de Solidariedade Social), única autoridade portuguesa auscultada pelo DN, segundo a qual a rede pública do pré-escolar será desadequada... O Padre Maia não justifica a afirmação, mas subentende-se que ele está a falar na função de guarda de crianças e não na Educação Pré-escolar. Para bom entendedor...

¶ Em Maio, mas não por causa daquela manchete do DN nem, tampouco, por causa das pressões do padre Maia, a terra tremeu no Centro e no Norte de Portugal. O epicentro do abalo (5 graus na escla de Richter) , que, por cá, só assustou, situou-se em Espanha, como que a justificar o ditado, bem português, que dita que "de Espanha, nem bom vento, nem bom casamento". Para por termo a estes maus agoiros, soube-se em Maio que no próximo ano lectivo ensinar-se-á castelhano, como segunda língua opcional do 3º ciclo.

¶ Entrou-se no último ano antes da EXPO'98 (a exposição abre a 22 de Maio de 1998) e antes do eventual regresso, ao Estoril, das corridas de fórmula 1 (o grande prémio de Portugal corre-se, este ano, em Espanha). A Norte, a Grundig admite a hipótese de abandonar Braga e Portugal. Tudo isto porque os trabalhadores estão a reagir mal ao despedimento de 108 companheiros da fábrica de alta fidelidade. A administração da empresa, citada pelo semanário Expresso, fala em "excessos" nunca vistos.

¶ Na mesma edição em que a Grundig foi manchete no jornal fundado por Francisco Pinto Balsemão, lê-se que um óleo de Picasso ,"Femme dans un fauteuil", tela de 1929, foi arrematada, em Nova Iorque, num leilão da Christie's, por cerca de meio milhão de contos, num lance efectuado em nome de um coleccionador português.

¶ Em Maio, uma jovem brasileira, que ficará conhecida pelo nome de menina Paula, revelou, no canal televisivo SIC, ter sido vítima de agressões físicas por parte de jogadores portugueses, em estágio pela Selecção Nacional, quando contratada para prestar favores sexuais aos futebolistas. O futebol continuou a dar que falar no mês em que o Porto se sagrou campeão nacional da modalidade, pelo terceiro ano consecutivo.

¶ O autor de "A Grande Farra", o realizador de cinema Marco Ferreri morre em Paris, com 69 anos de idade. Em França, a esquerda (PS/PCF, não coligados ) vence a primeira volta das eleições legislativas. No Reino Unido, os trabalhistas de Tony Blair, mais afastados da origem sindical do partido, destronam os conservadores, que estiveram no Poder 18 anos consecutivos.

¶ No Zaire, Kabila destrona Mobutu, promete a Democracia e é aclamado presidente pela população. No Egipto, no termo de uma visita oficial a Moçambique, o presidente Jorge Sampaio tem um encontro com Arafat. Nos Estados Unidos da América a NASA anuncia ter observado uma fonte de antimatéria.

¶ Em Maio, mas com data de Junho, saiu o primeiro número da revista "20 anos", cuja manchete é uma interrogação capaz de chocar algumas mães e alguns namorados: "Sou virgem, serei normal?". No Porto, terminam, com uma exposição na EXPONOR, as celebrações dos 20 anos do Poder Local Democrático.

¶ No primeiro dia do mês, a CGTP celebrou o Dia do Trabalhador, com comícios de Norte a Sul do país, a reclamar uma nova política e a requerer a efectiva diminuição do horário de trabalho para as 40 horas. A UGT concentrou as forças junto à Torre de Belém, contratando o cantor Marco Paulo como atracção da iniciativa.

¶ Em Maio, a FENPROF marcou o primeiro grande protesto público contra o Ministério da Educação, houve manifestações de estudantes contra as propinas no Ensino Superior Público, abriram as Feiras do Livro e "Deep Blue" venceu Garry Kasparov num torneio de seis partidas de xadrez. Garry Kasparov é o campeão mundial da modalidade, "Deep Blue" é um computador criado pela IBM.

JR


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Autoria:

João Rita
Jornalista, Porto
João Rita
Jornalista, Porto

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo