005. É urgente resgatar a força dos sonhos Editorial de Isabel Baptista
006. MANUEL FREIRE “Portugal era um país atrasadíssimo, em termos mundiais e europeus, era um país a preto e branco, não havia cores; e, de repente, um avanço incrível – não tão grande como, na altura, imaginávamos e muitos de nós desejávamos, mas, de qualquer maneira, um avanço muito grande. Muitas coisas se conquistaram, que hoje é impossível voltarem atrás. Claro que estamos a viver momentos complicados, temos uma crise política, temos um Serviço Nacional de Saúde aflito, com a corda no pescoço, temos problemas com os médicos, com os professores, mas acho que isso são problemas de crescimento.” Maria João Leite e António Baldaia (entrevista) e Ana Alvim (fotografia)
012. Relação professor-aluno a Património da Humanidade Organizações sindicais e associações de docentes defendem o reconhecimento da relação professor-aluno como Património da Humanidade, tendo já desencadeado o procedimento junto da UNESCO.
014. Professores: riscos, coragem cívica e desenvolvimento moral Cresce o número de docentes a lecionar em situações de guerra e em campos de refugiados. Particularmente resilientes, professores e educadores não deixam de ser vulneráveis quando trabalham em zonas de risco. Almerindo Janela Afonso
016. Líderes, lideranças e outros quejandos Basta-nos selecionar os líderes certos, fortes, eficazes, determinados, sábios, espirituais, iluminados, autênticos, e tudo o resto mudará no sentido certo. Pelo menos assim o creem os prosélitos desta nova panaceia. Virgínio Sá
018. Aprender en la universidad Transferir el control sobre el proceso de aprendizaje del profesor al estudiante implica promover en los estudiantes una conciencia crítica de la realidad que habitan y provocarles a autorregular su conducta. Felipe Trillo Alonso
020. Governo alterou regime jurídico da habilitação para a docência 1 Perdeu-se uma excelente oportunidade de repensar estruturalmente a profissão António Guedes 2 A falta de professores e a formação inicial: ilusões, desilusões e possibilidade Amélia Lopes 3 Novo regime jurídico da formação pode representar um retrocesso significativo de qualidade Flávia Vieira
028. A formação inicial de professores e os riscos de tecnicização da educação Uma vez mais, não se confia nos professores, nas escolas, na autonomia das instituições de Ensino Superior, na liberdade académica. Parece caminhar-se para um controlo centralizado da formação a partir de lógicas tecnicistas e utilitaristas. Licínio C. Lima
030. Semanas culturais de Gervide: um passado com memória Era um tempo em que a Escola era, para todos, um espaço e um tempo de alegria! As pessoas eram felizes! E envolveram-se. Havia escola. Rafael Tormenta
032.Despertar a pulsão cívica na escola Só com crianças e jovens mentalmente fortes poderemos aspirar a um desejado e necessário envolvimento cívico, individual e colectivo nas mais variadas causas que inquietam a humanidade. Rui Duarte
034. Mapear a(s) geografia(s) da ética Professores e escolas podem potenciar a reflexão ética, proporcionando a interiorização de valores subjacentes ao respeito pelo planeta, condição essencial para a tomada de decisões mais informadas e justas. Evangelina Bonifácio
036. Os cartazes Aos cartazes dedicados ao ministro da Educação e ao primeiro-ministro juntou-se um terceiro, dedicado ao secretário de Estado. Ainda que não me perturbe tanto como os anteriores, chegou o momento de dizer basta! Rui Trindade
038. ‘Esperançar’ rumo a uma educação intercultural libertadora Emerge a esperança de que os alunos desenvolvam o espírito crítico e a curiosidade epistemológica, questionando determinadas práticas monoculturais e perspetivando uma visão problematizadora do mundo. Cristiana Pizarro Madureira
040. Alegato contra la guerra La guerra destruye todas las utopías. Es necesario volver a reconstruirlas, volver a creer que es posible una convivencia armoniosa e inteligente. Miguel A. Santos Guerra
042. Educación sin fronteras Con toda la prudencia, pero con valentía, apostamos que es posible construir y cultivar prácticas ciudadanas y democráticas, tolerantes y pacifistas con nuestros niños, adolescentes y jóvenes. José M. Hernández Díaz
044. Educar(nos) en la condición humana Por mucho que la Declaración Universal de los Derechos Humanos sean palabras que nacieron con otros, hoy son nuestras, como un legado que atesoramos como un bien común. José Antonio Caride
046. A educação como alavanca transformadora da sociedade Maximizar o potencial da educação requer que os governos invistam em infraestruturas e recursos pedagógicos e diligenciem na garantia de acesso e sucesso à educação de qualidade para todos. Maria Lopes de Azevedo
049. Portefólio de José Manuel Soares
058. A classe média face às políticas de equidade educativa: da perplexidade à autoridade moral Adam Swift não podia prever que certas frações da classe média passariam da desconfortável gestão da perplexidade moral na esfera privada para a reivindicação de legitimidade moral pública. Xavier Bonal
060. A Matemática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Com maior probabilidade, os jovens com mau desempenho matemático “estão desempregados ou com salários baixos, com problemas de saúde física e mental e com baixos níveis de participação cívica”. Jaime Carvalho e Silva
062. Tempo, finitude e luminescência O tempo é um tema marcadamente polissêmico, a respeito do qual a existência de convergência em torno da sua inteligibilidade é fundamentalmente complexa. Ivonaldo Leite
064. Inteligência Artificial: moda ou revolução radical para a educação? Há cerca de um ano (30.11.2022), a internet não estava apenas a zumbir; palavras coerentes estavam a ser despejadas a um ritmo acelerado em resposta a perguntas colocadas por pessoas como nós. Susan L. Robertson
066. IA, ChatGPT e formação Por agora, a IA não elabora raciocínios complexos, mas convém ter presente a possibilidade de a criatura vir a superar o criador em capacidades cruciais. Carlos Cardoso
068. BRUNO MARTINS “Na Inteligência Artificial atual como que existe propaganda exagerada, muito exagero naquilo que são as potencialidades destas ferramentas. E esse exagero é ainda mais evidenciado quando se usam termos e características específicas dos humanos, como inteligência, criatividade ou mesmo consciência, no extremo. Associamos estas características das pessoas a estas máquinas, quando, na realidade, o processo e a forma como os sistemas funcionam são muito diferentes. Isto não tem nada a ver com a criatividade.” Maria João Leite (entrevista) e Ana Alvim (fotografia)
074. Tecnologias no ensino: antes, durante e depois da pandemia Tem sido difícil abrir mão dos pacotes pedagógicos, porque eles são economicamente vantajosos: o investimento inicial é compensado pela utilização intensiva, quase ilimitada. Raquel Goulart Barreto
076. Que rumos queremos para a educação? Existe uma complexa relação pedagógica entre tecnologia, educação e economia que individualiza a vida. Essa dinâmica redefine os rumos da educação. Camilo Darsie
078. Loot Boxes, entre o videojogo e o jogo a dinheiro É importante pensar como os comportamentos de jogo, a imersão no mesmo e as práticas aquisitivas podem ser abordadas em termos de educação para a saúde mental. Rui Tinoco
080. DIVULGAÇÃO “Abril, Escola e Democracia” O XIII Ciclo de Debates do Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE) começa a 9 de janeiro de 2024 e prolonga-se até dezembro, com sessões sempre às 18 horas, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
081. Tarkovsky, o visionário Andrei Tarkovsky é um realizador que intimida e fascina, ao mesmo tempo. O fundo do seu cinema parece, à primeira vista, grave, metafísico e... russo. Paulo Teixeira de Sousa
082. Uma das mais belas páginas da história da humanidade Francisco não é, como tantos dos seus predecessores, um ‘rico de espírito’. Pelo contrário, ele é um ‘pobre de espírito’. Não se apresenta como doutor, mas como pastor, que não exclui, antes inclui. Manuel Sérgio
084. A fuga (conto de Natal) “Fui-me despedir, e aproveitei para pedir desculpa. Agora estou aqui ao teu lado. Aqui onde pertenço.” Luís Vendeirinho
086. CORREIO DOS LEITORES Portugal Portugal é ‘cheio de coisas do arco da velha’, ‘é tudo à grande e à francesa’, andamos aí de ‘nariz empinado’ e depois ‘metemos o pé na poça’ e ‘ficamos a ver navios’! Mafalda Pinto
Artwork da capa: Adriano Rangel
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